domingo, 26 de agosto de 2012

Agosto na Catita







Nesta altura do ano, uma boa parte das plantas do jardim está em repouso. Esta é uma característica de espaços xerófilos, compostos por plantas resistentes à seca. É também a época dos frutos secos, como os figos, amêndoas e alfarrobas, além das romãs.
Ao optar por este tipo de jardim, pouco dependente de regas, consigo perceber a enorme capacidade que as plantas têm para resistir a um ano seco, como está a ser este 2012. É bem verdade que o aspeto quase seco das aromáticas e suculentas deixa-me algo triste, mas sei que bastam as primeiras chuvas de setembro, associadas à descida da temperatura, para que a transformação aconteça. O prenúncio disso são as primeiras flores da cebola albarrã (Urginea marítima), uma das nossas plantas que, para mim, marca o início de mais um ciclo verdejante e florido na Catita, que só irá terminar na próxima primavera. Até eu já sinto falta dessa chuva...

8 comentários:

  1. Parabéns, pelo excelente blogue.
    Luís Sérgio ( editor do blogue SEIRA).

    ResponderEliminar
  2. ´Esse teu jardim parece o jardim do Éden,é uma festa para os nossos olhos e nos deixam com água na boca, aqui no Brasil também fazendo muito calor e há um mês que não chove. Também estamos esperando a chegada da primavera!Um grande abraço parabéns!
    Maria Helena.

    ResponderEliminar
  3. Como seria de esperar o Algarve adianta-se relativamente ao Douro. Aqui os figos ainda não pingam. As romãs ainda têm flor e as amêndoas ainda não riem.
    Quanto à cebola albarrã, vi este verão algumas na Serra da Boa Viagem (Fig. da Foz). Desconhecia o seu nome, pelo que agradeço a identificação.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou seguir sua ideia, plantar plantas independentes... moro no cetro-oeste do Brasil e na minha região só há duas estações: seca e chuvosa... será que as castanhas dai irião nascer aqui? http://demesquitainoue.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Oi Zé Júlio, lindas imagens, a romã assim madura e aberta, um deleite para os pássaros, aqui quando elas amadurecem e se abrem no pé, já deixo lá pra ver a festa que os pássaros fazem, coisas lindas que a natureza nos proporciona.
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Zé Julio , quero desde já dizer te que foi um prazer conhercer te pessoalmente, e aproveito tambem para agradecer te por tudo, até pela agradavel surpresa que tivemos quando chegamos , a presença de um simpatico camaleão.
    Muito obrigado uma vez mais , grande abraço
    ( Gostava de publicar aqui algumas fotos desses momentos , mas julgo que não dá )

    ResponderEliminar
  7. Pois é, Zé Júlio!

    Aí no Algarve começa tudo mais cedo. Aqui no Alentejo está tudo mais atrasado. O Manel está aqui a barafustar, dizendo que o o quintal do zé Júlio tem tudo e o dele nada!!! lol. Mas julgo que o Manel terá que esperar

    ResponderEliminar
  8. Figuinhes, amendoinhas e farrebinhas o nóss tri de frutes algravis. um espetácle.
    Moreno

    ResponderEliminar