domingo, 17 de agosto de 2014

As cores alegres do palácio nacional da Pena








Mais uma vez, estão a ser feitas obras de conservação que incluem, por exemplo, a pintura exterior das fachadas usando as cores que, um dia, o nosso rei D. Fernando II, escolheu para pintar esta sua casa de verão.
Para mim, e para os mais de 7000 visitantes diários que visitam o palácio, estas são algumas das belas perspectivas que o local proporciona. A vista geral do palácio pode ser vista neste outro post.
A meu ver, este é uma das mais belas paisagens em Portugal, um verdadeiro cenário saído das mil e uma noites... portuguesas.

sábado, 9 de agosto de 2014

Prova de remo em antigos barcos baleeiros










Os barcos tradicionais dos Açores, usados noutros tempos na captura de baleias, são hoje um dos símbolos das ilhas.
Na ilha do Pico é feita, todos os anos por altura das festas de verão em S. Roque, uma prova de remo interilhas, usando estas coloridas embarcações.
Uma verdadeira prova de esforço e união entre as populações mais jovens do grupo central destas ilhas açorianas.   

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Parque "Terra Nostra", o mais belo jardim de Portugal















Este é, na minha opinião, um dos mais belos jardins do mundo. O jardim do parque Terra Nostra está localizado numa enorme caldeira vulcânica, no lugar das Furnas, na ilha de S. Miguel, nos Açores. Além de todas as plantas, existe ainda um maravilhoso lago de águas termais, cuja temperatura ronda os 35/40 graus, ideal para um banho relaxante.
Enquanto percorria este jardim encantado, vários foram os momentos em que me emocionei perante tamanha beleza...
Partilho aqui alguns desses momentos, com a certeza, porém, de que nenhuma foto faz jus ao que de mais belo vi até hoje por terras de Portugal.

domingo, 3 de agosto de 2014

Açores, "Terra Nostra" (Parte II)



Duas fotos de dois momentos vividos na ilha de S. Miguel.
A primeira foto foi tirada no interior do hotel Monte Palace, um dos melhores locais para apreciar o deslumbrante cenário que é a lagoa das Sete Cidades, e toda a dimensão da enorme caldeira vulcânica. Infelizmente, este hotel já conheceu melhores dias, e hoje, já quase só restam paredes e tectos. Uma curiosidade: na cobertura deste enorme edifício encontrei várias plantas que, pouco a pouco, reclamam o espaço que outrora lhes pertenceu, e algumas delas regressaram comigo ao continente, para se juntarem a muitas outras que compõem o jardim da Casa Catita....
A segunda foto é de uma flor de nenúfar azul (Nymphaea caerulea), um dos meus favoritos, e que encontrei num dos lagos dos jardins do parque Terra Nostra.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Açores, "Terra Nostra"



Tenho a sorte de conhecer muitos lugares deste nosso belo planeta. Aos vinte e poucos anos, numa das minhas viagens, cheguei aos antípodas e facilmente deixei-me apaixonar pela belíssima Nova Zelândia. Na altura cheguei até a considerar mudar-me para essas paragens.  
Até que fui aos Açores e aí o caldo entornou-se... Sempre suspeitei que havia grandes semelhanças entre estes dois locais na Terra, mas confirmar isso em pessoa durante esta última semana foi uma verdadeira surpresa!
Visitei 5 das 9 ilhas açorianas e, em muitos momentos, recordei os cenários da Nova Zelândia com uma pequena diferença: vinte anos depois, e finalmente, acho que encontrei o paraíso na terra, os Açores.
Comovi-me em muitos momentos com a beleza dos cenários naturais, desta nossa "Terra Nostra", nome também do parque no qual estas duas fotos foram tiradas, na caldeira das Furnas.
Agora vem a parte mais difícil: tentar fazer uma boa seleção de fotos e partilhá-las nos dois blogs...