Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Depois da tempestade em Nova Iorque...
...vem a confusão! Depois de uma viagem de 3000km e 21h de comboio desde a Florida, dado que o voo foi cancelado, finalmente chegamos a Nova Iorque e este foi o cenário que nos recebeu. Alguns carros debaixo de icebergues, e alguns icebergues debaixo dos carros! E aqui vão ser passados os últimos dias desta aventura em terras do Tio Sam.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Ultimas imagens de Tampa, Florida
Hoje foi o último dia em Tampa, estou de regresso a Portugal, com passagem por Nova Iorque, onde irei ficar alguns dias para entrar no Novo Ano.Acho que já tenho saudades do Algarve, embora a minha estada na Florida tenha sido excelente. O trabalho correu bem, e o lazer também, e deu para fazer novas amizades. Pode ser um novo local de futuros projectos de Inverno...
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Fotos do fim-de-semana
Foi um fim-de-semana muito bem passado, na companhia do Luís e do Rui, e que deu, pela primeira vez, para sentir frio em Miami...
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
E a noite foi assim
Uma das noites mais quentes desde que cheguei, especialmente para a 'garden party' de inauguração do jardim. Cinco semanas foram necessárias para este projecto ficar de pé e já está quase a chegar a hora de voltar ao meu Algarve. Estiveram presentes no beberete o Rui, o George, o Peter, a Kris e a Linda, e o Luís, o fotografo de serviço e ajudante dos últimos dias.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Pormenores do jardim do Rui...
... quase pronto, e a ser inaugurado esta noite! E nestas fotos podem ser vistos alguns dos pormenores daquilo que os convidados podem ver. E para comer, um gostinho de Portugal, com pasteis de bacalhau, e vinho, queijo, etc, etc. Querem vir?? :-)
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
O que andei a fazer no fim-de semana...
O nosso amigo George precisava da minha ajuda para melhorar o aspecto do jardim da frente da casa. E assim fiz: durante o fim-de-semana, com ajuda dele e do Rui, compramos algumas dezenas de plantas, entre elas, duas camélias (Camellias) e dois conjuntos de palmeiras (Robelini), muitos sacos de aparas de madeira e um sistema de iluminação. Foram dois dias interessantes, com alguma chuva, algum frio e muitas dores de costas... e também muita gente curiosa a passar e a olhar (futuros clientes???). O dono da casa ficou satisfeito e eu fiquei com mais um pequeno projecto no meu portefolio.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Mais um passo...
E já chegou a hora de colocar a tela, para depois cobrir com aparas e dar o aspecto final ao jardim. Nos últimos dias instalei o sistema de rega, e ainda falta decidir o local definitivo de uma ou outra planta que esperam, impacientes, nos vasos... E para dar um pouco de cor, resolvi acrescentar uma instalação/escultura com garrafas de vidro, pintando os ferros de suporte em dourado, criando mais um ponto para atrair o olhar. E é mais uma forma de reciclar algum vidro, dando-lhe uma utilidade artística.
E dado que o final se aproxima, começaram a chegar os "inspectores" das obras, aqui representados por um lagarto e um esquilo, que não se fez rogado quando foi para tirar fotografias.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Foto do dia: Callicarpa
O "beautyberry" (Callicarpa) tornou-se num dos meus arbustos preferidos, especialmente pelos seus frutos, e será interessante poder assistir à transformação das pequenas flores nestes bagos tão coloridos. Percebe-se bem o nome que lhe dão aqui!
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Trabalho do dia
Para variar um pouco o trabalho, hoje decidi dedicar-me mais à escultura e à pintura, dado que não gosto muito de ver peças em cimento, simples. Assim, decidi trabalhar os vasos que vão ficar na zona de estar, um de cada lado da cadeira branca, pintando-os de branco e depois aplicar alguns pormenores de cor com a técnica da esponjagem. Acho que ficaram com um aspecto mais agradável à vista. Depois, decidi acrescentar alguns pormenores de folhas esculpidas nas pedras que ladeiam o caminho, nas zonas junto dos candeeiros, para cortar com a "monotonia" das pedras e permitir, à noite, mais um foco de atenção. Como sempre, acho que qualquer espaço vive muito dos pequenos pormenores, dos pequenos apontamentos que forçam a um olhar mais curioso de quem percorre esses espaços, mais ainda se não puderem ser todos vistos à primeira, prolongando o prazer da descoberta.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Matar saudades...
E à quarta semana, consegui voltar a sentir o prazer de encontrar um pequeno "lixo de luxo", e salvar uma planta (Philodendron) que, neste caso, tinha sido bem mutilada. O tronco e as folhas foram cortados muito rente, mas o facto dela possuir raízes aéreas vai, espero eu, permitir uma recuperação total. Só espero que a meteorologia ajude criando as condições o mais ideais possíveis para isso acontecer. Senti-me voltar um pouco aos meus passeios no Algarve e aos meus encontros com alguns seres verdes a necessitar de ajuda!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
E o meu Garden Center favorito é...
... o "Bloom Garden Shop", aqui em Tampa. E é o meu favorito pela selecção de plantas, assim como pelas peças de decoração para jardim, das quais mostro apenas alguns exemplos. É um espaço pequeno mas bastante bem organizado e atractivo. São todas boas razões para partilhar com os meus visitantes!
sábado, 11 de dezembro de 2010
Foto do dia: Bromélia
O jardim botânico de Sarasota, Marie Selby Gardens, tem uma excelente colecção de plantas raras, sobretudo para quem não vive em zonas tropicais, mas por vezes essa variedade faz com se esqueçam de identificar todas as plantas... Esta inflorescência é de uma Bromélia (prima do ananás) mas, infelizmente, não sei de que variedade. Apenas sei que tem o tamanho de, por exemplo, uma garrafa de coca-cola de 1,5 l, e a planta-mãe tinha quase a minha altura...
Foto do dia: Pandanus utilis
O Pandano é uma planta tropical rara, nativa de Madagáscar, que possui uma boa tolerância ao sal, crescendo, por isso, junto às praias. Tem folhas dentadas, semelhantes às do ananás, que são usadas para fazer cestos. E tem a particularidade de ter raízes aéreas, apesar de poder atingir portes de 20 metros. O fruto, que se vê na imagem, até é comestível, mas depois de bem cozido... Em Portugal, poderá dar-se em zonas sem geada, ou então, os curiosos poderão dirigir-se ao Oceanário, em Lisboa, e ver um ao vivo.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Passo a passo...
... o jardim vai evoluindo! O caminho, talvez o elemento central do espaço, e a zona de estar já estão prontos. A cadeira branca é mais um ponto de focagem e mais um elemento que consegue quebrar um pouco da sombra das árvores. À noite, julgo que a magia dos pequenos candeeiros consegue atrair um pouco mais a atenção e deverá dar vontade de fazer todo o percurso e assim contemplar o efeito da luz na plantas.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Foto do dia
Mais uma foto tirada no jardim botânico de Sarasota, das flores de uma trepadeira. Infelizmente, não consegui identificar a planta...
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Foto do dia: Asclepias curassavica
Planta nativa da América tropical e subtropical, é considerada erva daninha. E as suas cores e flores quase fazem esquecer que é tóxica...
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Os fantasmas da Florida...
E aqui vai uma curiosidade: aparentemente, estamos num estado tropical, a Florida, mas estas últimas noites têm-nos brindado com temperaturas bem fresquinhas, chegando mesmo aos graus negativos! Por isso, e assim se conhecem os amantes das plantas, toca a tirar os velhos lençóis e mantas das gavetas para dar algum conforto às nossas amigas verdes...
Foto do dia: Crinum asiaticum
Esta planta, como o próprio novo indica, é nativa do sudoeste asiático, e tornou-se bastante comum na Florida como planta ornamental. Prefere locais com bastante sol, ou com alguma sombra, e as suas folhas podem atingir até 1 metro de comprimento, tornando-se uma presença imponente no jardim.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
As novas inquilinas do jardim...
Mais um dia de compras, e mais umas plantas seleccionadas para aumentar a paleta de cores do jardim. Como há muita sombra, a opção por espécies variegatas ajuda a quebrar a "monotonia" do verde, além de ter escolhido algumas que dão flor e fruto com muita cor. E as escolhidas foram: Brugmansia (trompeta-de-anjo), Hydrangea macrophylla variegata (hortênsia), Callicarpa ("beautyberry"/amora americana), Forestiera segregata, Magnolia L. (magnólia virginiana), Hamelia patens ("fire bush") e o limoeiro variegata, que foi colocado num vaso no deck. À excepção das variegatas, todas as outras foram escolhidas por serem plantas locais, logo bem adaptadas ao clima, além de, esperemos, poderem vir a alimentar alguma da fauna local com os seus frutos coloridos e as suas flores. Pode ser que, assim, não seja só o guaxinim de estimação do Rui a visitar o jardim, apesar de nunca ter sido formalmente convidado...
domingo, 5 de dezembro de 2010
Foto(s) do dia: chapéu-chinês
Esta Holmskioldia sanguinea, mais conhecida por chapéu-chinês ou chapéu-de-mandarim, é nativa das proximidades dos Himalaias. Deve ser cultivada em pleno sol, embora tolere a sombra parcial. Esta foi uma das razões para não a seleccionar a fazer parte das plantas escolhidas para o jardim do Rui.
Papo-de-peru (Aristolochia gigantea)
Ontem foi dia de passear até ao jardim botânico de Sarasota, e aproveitei para fotografar algumas das espécies de plantas mais deslumbrantes. Uma delas foi este "papo-de-peru" , que impressiona pelo tamanho e pelo formato da sua flor, sendo que existem muitas mais de diferentes cores. É uma das trepadeiras comuns na Florida, indígena do Brasil, e as flores aparecem da primavera ao Outono.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
A caminho de Oz...
Se os tijolos fossem amarelos, acho que a Dorothy passaria por aqui, com os seus sapatos vermelhos, acompanhada pelos amigos... Neste caso, acho que posso dizer que o "feiticeiro" de serviço sou eu, e lá vou usando alguns truques de magia para continuar a transformação do espaço do Rui. Em cima temos o antes, e em baixo o depois, apenas iniciado. Tendo em conta que o espaço tem muita sombra, optei por uma cor clara para o pavimento, e assim reflecte muita mais luz, especialmente à noite, quando se acendem os pequenos candeeiros que também já fui instalando, além de fazer uma boa ligação com a cor da casa. O serpentear do caminho vai envolver o espaço de uma forma mais orgânica do que se fosse uma simples recta, além de obrigar quem passeie a percorrer as diferentes áreas do jardim.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Foto do dia: Estrela de Natal
Para celebrar a entrada em Dezembro, aqui vai esta Euphorbia Pulcherrima, mais conhecida por flor ou estrela de Natal. Originária do México, esta flor tornou-se bastante comum como planta de interior, sobretudo nesta época. Apesar de ser pouco ou nada resistente à geada e a temperaturas mais baixas, no Algarve pode transformar-se num arbusto, tornando-se, assim, numa excelente opção num jardim pelas suas cores fortes.
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Os avanços no jardim...
E aqui vão as primeiras imagens de parte do espaço que já sofreu intervenção: pintura do deck, início da pavimentação do caminho que vai circular pelo jardim, instalação de uma fonte (que estava esquecida a um canto...) e plantação de algumas flores e plantas, tudo isto representado na foto principal e nas da esquerda. As duas da parte de baixo, são o "antes" do trabalho. Mas nem ouso pensar naquilo que ainda falta fazer...
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Os bungalows de Tampa
Esta pequena selecção de imagens representa os diferentes tipos de bungalows com arquitecturas art déco e arts & crafts, que podem ser encontrados nesta zona de Tampa, mais propriamente em Seminole Heights. São casas que datam dos anos 1920/1930, feitas em madeira na sua quase totalidade. Felizmente há muitos que estão classificados, e parece que cada vez mais se opta pela sua recuperação, mantendo assim a traça original destas ruas, e até mesmo as estradas são mantidas sem alcatrão, pavimentadas com tijolos de cimento. Um outro pormenor interessante, é a mobilidade das casas: estão assentes sobre estacas e "facilmente" poderão ser deslocadas de sítio, desmontadas ou não, caso se escolha uma nova vizinhança!
domingo, 28 de novembro de 2010
Foto do dia: Clerodendrum thomsoniae
Também conhecida por lágrima-de-Cristo, esta trepadeira (da família das verbenáceas) originária de África pode atingir até 4 metros de altura, e produz flores na Primavera e Verão. Gosta de sol pleno, mas também de ser podada e limpa de galhos secos e doentes, para não perder a sua força e viçosidade.
Folhas da Florida
Esta é uma pequena selecção das plantas disponíveis por aqui, com uma policromia bastante interessante, sendo que algumas delas já foram seleccionadas para este meu novo espaço.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Dica do dia: faça as suas próprias pedras!
Tendo em conta que a região da Florida não é fértil em pedras (e sem a minha carrinha para ir buscá-las), e sabendo que os meus espaços não podem viver sem elas, a minha opção teria de ser sempre a compra. Assim, e sempre privilegiando a utilização dos recursos locais e naturais, optei por fazer as pedras de que necessitava... E acabou por se tornar numa escolha barata, porque o custo final de cada "pedra" assim criada é de cerca de $5, e se as comprasse, cada uma poderia custar $60 ou $70, pelas pesquisas que fiz!
Na montagem de imagens, e começando pelo lado direito em cima: em 1, temos o primeiro passo que, depois de retirada a areia de um buraco no jardim, é misturá-la com o cimento necessário, e água; em 2, vê-se o buraco já preenchido com a massa obtida, podendo dar-se a forma desejada ao buraco consoante o formato de pedra que se quer; na foto número 3, temos a pedra já seca e retirada do buraco. Depois, e eu tive, mais uma vez, a ajuda preciosa da Siena (que já nos baptizou de "Stonemakers"), é só pegar nas pedras e escolher o local mais apropriado para cada uma. Se quisermos ter pedras um pouco diferentes, basta juntar um pigmento de uma qualquer cor à massa, e teremos pedras coloridas e perfeitas para fazer companhia às flores e plantas.
Para não ficar com um jardim cheio de buracos, pode-se enchê-los com aparas, folhas secas, etc., ou então plantar algumas plantas neles. A outra solução é usar areia que não seja retirada do jardim.
Para não ficar com um jardim cheio de buracos, pode-se enchê-los com aparas, folhas secas, etc., ou então plantar algumas plantas neles. A outra solução é usar areia que não seja retirada do jardim.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Foto do dia: Duranta erecta
Esta planta, também conhecida por violeteira, é uma espécie de arbusto, da família das Verbenaceae, originária da América central/do sul. Pode atingir 5 metros de comprimento e o mesmo em diâmetro. As flores surgem ao longo do ano, facto que a torna excelente para um jardim que se quer sempre com cor. No entanto, há que ter cuidado com as folhas e frutos dado que já se mostraram tóxicos para os mamíferos (os pássaros alimentam-se dela sem problemas...)
Foto do dia: mais uma planta seleccionada
Planta a planta, o jardim começa a tomar forma, pelo menos na minha cabeça... Este filodendro irá ser acompanhado por outros exemplares, que serão colocados em três espécies de ilhas, ao longo dos dezasseis metros do caminho que vai serpentear pelo jardim. Juntamente com as árvores que já existem no jardim, serão os conjuntos mais frondosos, dada a estrutura das folhas. Talvez, assim, o Rui comece a pescar... É que na América do Sul, os povos indígenas tinham por hábito macerar as folhas e lançar o suco obtido às águas, provocando um entorpecimento dos peixes que vinham à superfície, e era só jogar as mãos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)