sábado, 11 de dezembro de 2010

Foto do dia: Pandanus utilis


O Pandano é uma planta tropical rara, nativa de Madagáscar, que possui uma boa tolerância ao sal, crescendo, por isso, junto às praias. Tem folhas dentadas, semelhantes às do ananás, que são usadas para fazer cestos. E tem a particularidade de ter raízes aéreas, apesar de poder atingir portes de 20 metros. O fruto, que se vê na imagem, até é comestível, mas depois de bem cozido... Em Portugal, poderá dar-se em zonas sem geada, ou então, os curiosos poderão dirigir-se ao Oceanário, em Lisboa, e ver um ao vivo.

8 comentários:

  1. That is a real cool looking and intresting plant. Thanks for sharing. Have a good weekend.....Julian

    ResponderEliminar
  2. por gentileza a semente esta dentro do fruto? como faco para germinar.

    ResponderEliminar
  3. Cara Mara
    A semente deve ser retirada do interior do fruto, depois de bem maduro, deixá-la secar um pouco (alguns dias de sol bastam), e depois enterrá-la a 10/15 cm de profundidade, numa terra rica em composto. E depois, é só esperar... A temperatura da terra nunca deve baixar além dos 15º, para permitir a germinação.
    Boa plantação!

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma planta dessa, que este ano está com semente pela primeira vez. As sementes estão ficando amareladas e se soltam da bola onde nasceram. Cortei uma para tentar tirar a semente, cfe vc orientou p/ a Mara. Encontrei apenas fibras por dentro. Como são as sementes e como retirá-las, pois trata-se de um fruto muito duro. É preciso martelo e facão p/ partí-lo ao meio. Ele é uma fibra mais dura que a da coco.
    Obrigado. Estou no aguardo.

    ResponderEliminar
  5. Olá Wilma,

    As pinhas do pandanus quando estão maduras, libertam facilmente as sementes que se assemelham a pinhões e têm um cheiro próximo da abóbora. Nem todas as sementes são férteis, por isso talvez as fibras que encontrou...

    Boa sorte com a sementeira.

    Júlio

    ResponderEliminar
  6. Ola boa noite ganhei hj um fruto , desta planta me diseram, que e so deixar secar pra plantar e isto msm?? Att Luiza

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de plantar algumas sementes deste pandanus. Como ter sucesso?

    ResponderEliminar