quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um outro Algarve








Ainda muita água corre na ribeira do Algibre, apesar da estarmos em pleno Verão. Encaixada entre montes no interior do Algarve, este sítio é uma agradável surpresa: águas correntes cristalinas, cheias de vida, e rodeadas por uma vegetação bem mediterrânica. Estas são, sem dúvida, razões mais do que suficientes para momentos muito bem passados, com direito a observar a fauna local. Além disso, podemos optar por fazer um excelente "peeling" gratuito: basta entrar na água, e os nosso pés são imediatamente rodeados por estes peixes que até nos seguem água fora, e só descansam quando terminam o trabalho! A sensação é bastante agradável e recordei uma reportagem sobre alguém que ia à Turquia fazer este tipo de tratamento...
Ao longo da ribeira podemos também encontrar várias ruínas de antigas azenhas e os seus açudes, que permitem a existência de pequenas cascatas e água com profundidade suficiente para um mergulho, ou uma pequena hidromassagem, como eu próprio fiz.
Por outro lado, e infelizmente, há quem use este éden para outro tipo de actividades, com resultados bem diferentes, como se pode ver na última foto, que mostra apenas uma parte do cenário triste que foi deixado. Neste caso, é o resultado de dois dias de rave (deixaram a programação no sítio...) realizada, julgo, no fim de semana passado... E não é só isto: o espaço está cada vez mais sujo com as visitas familiares de fim de semana, acampamentos improvisados, casas de banho ao ar livre, pondo em risco todo este ecossistema.

2 comentários:

  1. Caro Zé Júlio

    Habituei-me desdes miúdo aos rios do Extremo Norte de Portugal. A àgua é mais caudalosa, fria e à volta, o verde é mais intenso e os montes bem mais altos. O ar de montanha também é mais pesado.

    Nos últimos tempos descobri os rios do sul, com muitos canaviais à volta, uma água mais barrenta e mais quente. Num deles, em Odeceixe, vi bandos de Cágados (enfim uma espécie de tartaruga) a viverem livremente no rio. No alentejo as cegonhas sobrevoam os rios. Vou aos poucos descobrindo o Sul e o seu blog, ajuda-me a percebe-lo melhor

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís

    Sou sempre muito preguiçoso para responder aos vários comentários que ainda vou recebendo neste blog. Penso que as pessoas já o perceberam. Mesmo assim, gosto de saber o que as pessoas pensam e agradeço todos os comentários.

    Existem sítios incríveis por cá e que, felizmente, não estão nas rotas dos turistas, acabando por funcionar como retiro para mim. Confesso que cada vez mais tenho menos tolerância para estas "romarias" anuais que os portugueses fazem ao Algarve. Mas gosto de ser anfitrião e partilhar estes espaços com quem me visita.

    Abraços

    ResponderEliminar