terça-feira, 9 de agosto de 2011

Faz agora um ano...e mais alfarroba





A alfarroba e a alfarrobeira fazem parte da paisagem do Algarve, e é no mês de Agosto que é apanhada. Ontem foi o primeiro dia em que, sozinho, apanhei cerca de 250 kg de alfarrobas, correspondentes a uma  única árvore. Uma curiosidade: a floração que dará origem à produção do ano seguinte, acontece agora, ao mesmo tempo que os frutos deste ano ficam maduros. Depois de apanhada, é vendida e destina-se à produção de rações para animais, farinhas para uso culinário. As sementes são o produto mais bem pago, sendo a indústria farmacêutica e cosmética a principal compradora.
Há uma ano atrás, durante a apanha de alfarroba, lembrei-me de pedir ajuda ao meu amigo Luís para criar um blog sobre o meu dia a dia. Hoje, no dia do primeiro aniversário, quero agradece-lhe toda a paciência que tem tido comigo. Espero continuar a proporcionar neste segundo ano, que agora começa, boas fotos de tudo o que me toca e que me faz feliz.    
A todos os amigos deste blog, um abraço forte e BEM HAJAM . Sem vocês nada disto faria sentido...   

E quero deixar aqui uma sugestão doce: torta de alfarroba, uma das especialidades da doçaria do Algarve, e que a Quinta dos Avós, localizada no Algoz, sabe fazer como ninguém. E a sua proprietária, Maria da Encarnação, é a única doceira portuguesa a conquistar o 1º lugar num concurso europeu de doçaria, o AURUM 2007 (Europa-Excellence-Enogastronomic), realizado na Grécia. Para os gulosos, podem consultar aqui uma receita.

7 comentários:

  1. Obrigado pelas fotos e pelas informações, que, aliás, desconhecia completamente.
    Sempre via a alfarroba a pender das árvores, mas nunca soube bem o que se podia fazer com ela.
    Estas árvores, a par das oliveiras centenárias, quiçá milenares, parecem-se com as pessoas que já viveram muitos anos, não têm receio de ostentar as suas mazelas e que estão carregadinhas de experiência e histórias para contar. São fascinantes!
    Um agradecimento acompanhado de parabéns, extensível ao seu amigo Luís, por tê-lo ajudado a partilhar tanta coisa interessante e bela, pois de coisas horríveis e desagradáveis estamos nós cheios!
    Um bem-haja
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Viva Zé Júlio,

    Faço minhas as palavras do Manel,o meu obrigado por partilhar tanta informação com apaixonados pela natureza!

    Cumps

    Rui

    ResponderEliminar
  3. o Zé Júlio conntinua a fazer-me descobrir o Sul. Parabéns pelo seu blog e um abraço tb ao Luís

    ResponderEliminar
  4. Feliz aniversário!

    Como sempre mais um post, qme que apetece fazer as malas e rumar ao algarve!

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos,

    Obrigado pelas mensagens.

    Terei todo o prazer de um dia destes, pessoalmente, mostrar-vos um outro Algarve, aquele que me encanta e que me faz sentir muito bem. Confesso que nem sempre foi assim, e que foi necessário descobrir esse outro Algarve, aquele que pertence aos de cá e que alimenta a minha nostalgia.

    Júlio

    ResponderEliminar
  6. Sabe que aos anos que não vou ao Algarve?

    Só de pensar no trânsito, nas praias atafulhadas de gente, nos preços exorbitantes e nos empregados de café mal criados, desisto logo da ideia de ir para o Algarve.

    O Zé Júlio vai criando aqui uma imagem de outro Algarve, mais tranquilo, com as alfarrobeiras e oliveiras centenárias, os muros de pedra, os rios e as açucenas, que esse sim, realmente apetece visitar.

    Abraços

    ResponderEliminar