segunda-feira, 19 de março de 2012

As nossas plantas autóctones e as suas belas flores



Quando paramos para olhar com atenção as flores que crescem nos nossos campos, descobrimos verdadeiras preciosidades, dignas de ocupar um lugar de destaque nos melhores jardins botânicos do mundo. Eis três belos exemplos disso. No conjunto, a primeira foto é da nossa bela fritilária (fritillaria lusitanica) e de duas das muitas orquídeas que crescem em estado silvestre, na bacia do Mediterrâneo. Algumas imitam insectos, semelhantes aos que as polinizam, como é o caso da orquídea da direita, e que pertence a uma ophrys speculum.
Merecendo, sem dúvida, um olhar mais atento, o que diriam em relação à flor do centro? Em algumas regiões do pais, é conhecida como a "flor do enforcado", noutras como "flor dos rapazinhos" ou ainda "dos macaquinhos". Cientificamente é conhecida como orchis italica. Esta pequena flor, com aspeto humano e de "pirilau ao léu" (basta olhar com atenção para a foto em pormenor, de uma outra planta...), deixou um grupo de canadianos com um sorriso na cara, durante a visita que fizeram hoje ao jardim da Catita.
Estas são mais algumas das nossas plantas que o jardim orgulhosamente gosta de exibir a quem o visita.  

A todos os amigos deste blog que tem deixado comentários (e a quem eu raramente respondo...), gostaria de oferecer simbolicamente a última foto, que é de mais uma oratório encontrado numa ruína, símbolo talvez de uma religiosidade e tradição já desaparecidas, e que tento fotografar sempre que possível. Quero que saibam que as vossas opiniões são muito importantes para a minha autoestima e futuro deste blog.

Bem haja a todos

3 comentários:

  1. Um simples acaso me deu a conhecer esta sua obra.Tambem sou apaixonada por pedras e flores pricipalmente selvagens,sou de Cascais e exploro bem a zona onde encontro flores iguais as daí e pedras que me encantam.Já li todo o se blog parabens e maravilhoso.
    Lilita

    ResponderEliminar
  2. Ze obrigado por mais umas dezenas de ricas fotos tiradas em varios locais, assim como de de diversas plantas. Quanto ao nome cientifico das plantasou animais uma pequena questão técnica nos nomes a 1ª letra da 1ª palavra é grande EX: fritillaria lusitanica - Fritillaria lusitanica.
    Bem haja por este blog.
    Moreno

    ResponderEliminar
  3. Nõa é necessário que nos responda: basta que nos continue a mostrar as maravilhas que consegue criar...
    E ensinar...

    ResponderEliminar