... num jardim muito suculento.
Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
terça-feira, 25 de março de 2014
segunda-feira, 24 de março de 2014
sexta-feira, 21 de março de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
sábado, 15 de março de 2014
sexta-feira, 14 de março de 2014
Natureza descomplexada
Muitas são as orquídeas selvagens que crescem em Portugal. Esta é talvez a mais curiosa, conhecida por cá como orquídea dos rapazinhos ou do homem enforcado (Aceras anthropophorum ou Orchis itálica). Esta é uma das curiosidades botânicas do jardim da "Casa Catita".
domingo, 9 de março de 2014
Borboleta monarca, a mais recente rainha do Algarve...
Originárias da América do Norte, estas borboletas talvez tenham tido a necessidade de emigrar para outras regiões planetárias menos poluídas, e parece que o Algarve reúne as condições propícias à sua sobrevivência. A existência delas no norte da América está em risco, pois o abuso de pesticidas na agricultura está a acabar com a plantas que estão na base da dieta desta bela e impressionante borboleta. Será que isso explica o surgimento desta espécie na Europa?
quinta-feira, 6 de março de 2014
Fritilária de Portugal
Eis mais uma planta fantástica da nossa flora. Esta preciosidade, conhecida mundialmente como Fritillaria lusitanica, premiou-nos este ano com 5 belas flores, e tal como a rosa albardeira de ontem, faz parte do grupo de plantas do nosso pais que, orgulhosamente, mostro a quem visita este mini jardim botânico que consegui criar à volta da casa.
Já aqui mostrei em posts anteriores esta flor, mas nunca é de mais dar a conhecer as nossas belezas naturais.
quarta-feira, 5 de março de 2014
Belas e perfumadas, aí estão elas mais uma vez...
Hoje, o jardim "botânico" da Catita abriu para receber um grupo internacional de amigos, e quando me perguntaram se tinha alguma flor favorita no jardim, confesso que tive dificuldade escolher uma. Mas, orgulhosamente, e entre muitas outras flores do momento, encaminhei-os para o local do jardim onde estava esta flor de rosa albardeira (Paeonia broteroi).É, sem dúvida uma das minhas favoritas do momento, e que faz parte das mais belas flores da flora portuguesa. E claro, foi com um brilhozinho nos olhos que falei dela...
Subscrever:
Mensagens (Atom)