quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dica: esteva, esteva nossa






Vulgarmente conhecida como esteva, e cientificamente conhecida por Cistus, é um dos arbustos ou sub-arbusto mais comuns no nosso país. O seu aroma há muito que faz parte da memória dos povos do Mediterrâneo; por exemplo, já os romanos extraiam o seu óleo para uso quotidiano em perfumaria. Está normalmente relacionada com paisagens de solos muito pobres, e é conhecida pela sua resistência à falta de água, sendo, portanto, uma planta rústica. Tem sido uma das minhas plantas favoritas quando crio espaços novos, sobretudo pelas suas características aromáticas facilmente apreciadas quando se caminha junto delas. O seu aroma é bastante peculiar, ligeiramente adocicado, sobretudo quando existe humidade no ar. É umas das plantas que aconselho para jardins de baixa manutenção, e que, quando combinada com outras plantas aromáticas (alfazemas, tomilhos, e alecrins), ajudam na criação de uma paleta de aromas ricos e únicos.
É neste período do ano que o transplante é aconselhado, pois a planta ainda está adormecida, após um longo período de calor. No transplante, é sempre aconselhável trazer as raízes envolvidas no bom torrão do local onde estava originalmente, para facilitar a sua adaptação ao espaço novo. A floração tem início no Inverno e prolonga-se pela Primavera.
A maior parte das fotos foram tiradas num jardim que criei em Porches (Algarve).

2 comentários:

  1. That is a beautiful garden also! And the poppies are beautiful also. Thanks for sharing....Julian

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela inspiração. Esta semana passeei pelo Alentejo e sonhei ter um jardim de estevas, trazer o monte para casa. Depois de ver este jardim, concluí que o meu sonho se pode realizar. Obrigada pela informação de como se pode transplantar. Parabéns pelo seu jardim. É lindo!

    Ana do Norte

    ResponderEliminar