segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conserva de Azeitonas 100% biológicas



 

Hoje apanhei as primeiras azeitonas do ano, que promete ser um dos melhores, pois as oliveiras centenárias estão carregadas.
As primeiras azeitonas a ser apanhadas destinam-se à conserva, e foi o que aconteceu hoje. Esta tarde, sentado à sombra da buganvília, britei as azeitonas, uma acção que, basicamente, consiste em esmagar a azeitona, que ainda está um pouco verde, usando, para o efeito, um seixo rolado. De seguida, as azeitonas são colocadas num recipiente com água, que vai ser substituída diariamente, durante 9 ou 10 dias. Só depois se faz a salmoura de conserva, que publicarei quando chegar o momento. A variedade de azeitona usada nesta altura é conhecida como "maçanilha" e caracteriza-se por frutos redondos e de cor verde. Este processo é um dos mais utilizados no Algarve, para produzir azeitona para consumir.

6 comentários:

  1. Olá Zé Júlio
    Adoro azeitonas e oliveiras.
    Fico a aguardar a o post sobre a salmoura de conserva.Trabalhei uns dois anos em Trás-os-Montes e lá, punham alho na salmoura, o que dava às azeitonas um sabor muito especial e diferente do habitual. Gostava imenso.
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  2. Olá Júlio, hoje tive uma boa surpresa já que o correio fez chegar até cá as sementinhas, por isso, tenho de agradecer, bem haja pelo espirito, e pela disponibilidade, claro fico em dívida...já que vinha com porte pago...muito obrigado. Continuo a visitar o espaço que trás sempre novidades...como este tipo de azeitonas, por cá são mais populares as pretas...
    Até sempre, boas férias...
    RA

    ResponderEliminar
  3. Zé Júlio cada azeitona dessas é quase uma refeição... São grandes!
    Vou ver se as minhas estão no ponto de apanha e vou copiar a tua receita.

    ResponderEliminar
  4. Boas, Zé Júlio, gostava de saber se esse regime é aplicado a qualquer tipo de azeitona, e saber um pouco mais sobre os seus métodos de produção e maneio.
    Estou a tirar um curso de Técnico de Produção Agrária, no qual estou a fazer uma Prova de Aptidão Profissional (PAP), e estou a pensar seguir este caminho, da olivicultura.
    Facebook: Felix Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Felix!

      Tradicionalmente, existem três tipos de azeitona de conserva no Algarve. A primeira é conhecida como a britada (a azeitona é esmagada) que normalmente é feita com as primeiras azeitonas colhidas ainda verdes no final do verão. Para esse processo de conserva, é usada a variedade maçanilha, e normalmente fica pronta para consumo 10 dias depois. Menos conhecido atualmente existe um outro processo de conserva, feito apenas com sal e com a azeitona madura da mesma variedade. Com esta técnica “azeitona do sal”, a azeitona fica semelhante a uma uva passa. Consiste, essencialmente, em colocar a azeitona dentro de uma cama de sal até a desidratar por completo. No passado, era a azeitona que se comia após terminarem as britadas. Durante o inverno ainda há a azeitona de conserva comum em que o processo de cura e conserva é mais longo e, talvez, o mais comum no nosso pais. Neste caso, as azeitonas mais apreciadas são variedades selvagens colhidas em zambujeiros, mas qualquer outras se presta a esta conserva.

      Ainda tenho muito para aprender sobre este assunto mas uma coisa é certa: temos um país pequeno mas riquíssimo em tradições o que acho que é uma mais valia para produzirmos algo novo e inovador. Por isso, força com esse seu interesse.

      Não sei se fui de grande ajuda com este meu email, mas se precisar de mais alguma informação é só dizer.

      Júlio Machado

      Eliminar