sábado, 24 de março de 2012

Mais três fantásticas autóctones no jardim



Estas são mais três das plantas silvestres que compõem  o jardim, e que estão em plena floração. A primeira, acho que dispensa apresentações, é a nossa bela e aromática esteva (Cistus ladanifer maculatus) com a sua floração efémera, muito intensa no período da manhã e, à tarde, um tapete de pétalas no chão. 
A flor central é, talvez, uma das mais belas que crescem por cá, conhecida como albarrã do Perú (Scilla peruviana), muito comum aqui no Sul, onde é conhecida por coroa de Cristo. Em Sintra, a minha avó chamava-lhe chapéu de bruxa. É estranho como um país tão pequeno atribui nomes tão diferentes.
Por fim, temos uma trepadeira com folhas em forma de coração, muito comum no Algarve, e conhecida como candeias ou erva cavalinha, a Aristolochia baetica. Mais três belas sugestões da natureza que temos, e perfeitas para jardins de baixa manutenção, com a vantagem de sobreviverem apenas com a água da chuva, quando a há! 
Bom fim de semana   

4 comentários:

  1. Olá José Júlio,hoje visitei esta sala que me permite ficar encantada com as belas esculturas e flores que compõem os jardins... o josé tem de facto uma apetência natural para o desenho dos jardins, tudo vai aprecendo com grande encanto...penso que uma grande vantagem é a temperatura do Algarve... como já referi antes, aqui o clima é muito quente e seco... pouca humidade que não ajuda...já semeei as sementes que me enviou, estou à espera que me presenteiem quando possível...não sei quanto tempo levam a germinar.Nas minhas roseiras começam a crescer alguns botões, mas ainda é cedo...fico todos os anos ansiosa que abram para ver as suas lindas cores.
    Continuação de bom trabalho e boas soluções para o jardins que entretanto vai fazendo nascer.
    Bem haja
    Rosa Aranha

    ResponderEliminar
  2. Quando vejo o que o Zé Júlio aqui coloca parece que as palavras me fogem...fico sem palavras!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Oi Zé Júlio, hoje tirei um tempo pra visitar o seu blog com bastante calma, ando muito ocupada, e quando chego aqui , não quero mais sair, fico horas me deliciando com os seus projetos, com as imagens das paisagens de suas caminhadas, as flores, as suculentas, as árvores, o mar etc, etc, sem falar nos seus textos, adoro!
    Parabéns, seu blog está cada vez melhor!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Ola jose julio
    Tenho um terreno com aprox 4 mil m2 e gostaria de saber se faz projectos para ajardinar espacos com esta dimensao e, obviamente, com baixo custo economico.
    Cumprimentos
    Aj

    ResponderEliminar