sábado, 31 de março de 2012

Périplo pelo Minho - capítulo I







Por terras do norte, mais concretamente alto Minho, andaram muito bem "perdidos" dois algarvios durante quase uma semana. Esta região do país, é um encanto para os olhos e a alma, e tão diferente do que estou habituado por terras do sul. 
A nossa base foi a bonita cidade de Guimarães, que este ano é capital europeia da cultura e, com um pequeno carro, percorremos uma boa parte da região do verde Minho. Sendo um apaixonado pelos velhos  espigueiros em granito, aproveitei a viagem para visitar os maiores e mais interessantes conjuntos, sendo a pequena povoação do Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, o sitio por excelência onde podemos admirar muitas dezenas destes exemplares.
Estes espigueiros destinavam-se a conservar o milho bem ventilado, após a sua colheita no outono e, ao mesmo tempo, protegê-lo dos ratos. Em algumas aldeias comunitárias, estas construções estão concentradas em redor da eira empedrada, mas o mais frequente é cada casa ter o seu espigueiro. Existem ainda algumas aldeias onde estes estão localizados à entrada da povoação. Um espigueiro cheio de milho era sinal de uma casa abastada, o que, no passado, podia alimentar a inveja e o mau olhado de algum vizinho, e a melhor forma de se proteger passava por colocar cruzes. Infelizmente muitas delas já desapareceram.

4 comentários:

  1. Lindos! Já há uns aninhos que não passeio pelo norte. Muito boas fotos - como é habitual neste blog.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Incrível como um país pequeno como o nosso pode ter duas coisas tão diferentes como o Minho e o Algarve! Zonas climáticas completamente diferentes!

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé Júlio
    Com que então veio até ao verde Minho! Fez muito bem ,pois, apesar de já muito desvirtuado, ainda tem pontos de muito interesse para serem visitados. Não visitou os espigueiros do Soajo, em Arcos de Valdevez? Também merecem uma visita. Guimarães, está uma cidade muito bem cuidada sim senhor. Quanto a mim, a sua parte histórica e toda a dinâmica de vida que a população consegue dar a esta parte da cidade, tornam-na muito bonita, e animada, que é coisa, que rareia, por exemplo, no centro de Braga.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Palavras para quê? As fotos dizem tudo...Portugal é lindo!

    ResponderEliminar