terça-feira, 13 de março de 2012

Rapazinhos e cucas


Orgulhosamente mostro as três flores silvestres que alegram a Catita, e que me deixam encantado. Em Sintra, aprendi a chamar estas orquídeas do campo de "rapazinhos" e, na altura, estava longe de saber que se tratavam de orquídeas, com nomes científicos como ophrys luten (esquerda) e bombyliflora (direita). A foto do meio, é a nossa bela rosa albardeira (paeonia broteroi), também conhecida por "cuca". Este ano é a primeira vez que dá flor, e que flor! Por vezes, sinto-me ridículo quando fico feliz, e com um sorriso na cara, com estes pequenos encantos no jardim, mas sei que é algo de muito individual e difícil de partilhar.
Penso que este ano, com a ausência de chuva, as irmãs destas plantas, que crescem em estado selvagem,  vão estar adormecidas.
Confesso que seria difícil, e uma grande preocupação para mim, confiar o jardim a alguém, mesmo que tivesse boas intenções, pois estas beldades requerem cuidados muito específicos. 

7 comentários:

  1. Boas

    Fotografei umas rosas albardeiras há duas semanas no planalto da rocha da pena. Pena é que não apanhei nenhuma completamente aberta, estavam semi-abertas ainda, no entanto já devem tar todas floridas a esta data presumo eu. Apesar da seca aparentavam um estado bastante saudável, aparência bastante verde e vigorosa.
    Não faço a miníma como estas plantas conseguem sobreviver sem pingo de chuva e muito menos os inúmeros funchos bravos que lá estavam a rebentar vigorosamente e as arbóteas enormes e floridas. Sem dúvida uma lição para o "homem" da sociedade de consumo, que sofre cada vez que a natureza não está a seu favor.
    Abraço Zé Júlio

    ResponderEliminar
  2. Hi there! Beautiful. We've had an on and off rain season here. It has been a lot of fun watching the plants grow this year....I look forward to summer:) You take excellent shots of flowers...I try to understand how you form the shots so that I can do better with my own. Hope you are having a good week. All my best. Chris

    ResponderEliminar
  3. Não se sinta ridículo com os pequenos encantos no jardim (que em nada são pequenos!!). Eu lhe entendo! Quando um único pé de gerânio consegue sobreviver ao verão arrasdor aqui, e em meados do outono está novamente forte e dá sua primeira floração, eu fico imensamente feliz, como uma criança que ganhou um brinquedo novo.
    Estas felicidades é que são importantes, e não um novo carro, ipad ou i-qualquer-coisa.
    abraços!

    ResponderEliminar
  4. Sempre que venho aqui, saio renovada por estas simplicidades que dão o verdadeiro sentido à vida... Penso compreender teu sentimento com relação às manifestações das plantas... Esse movimento da natureza pode parecer insignificante para a maioria, mas... quem quer saber o que pensa e diz a maioria, encantada com o supérfluo e artificial?
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Nem sei o que dizer ... simplesmente espetacular!!!!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Olá! As orquídeas a que se dá o nome de 'Rapazinhos' não são essas, são as Aceras Anthropophorum. O nome comum da Ophrys lutea é 'Erva Vespa' e da Ophrys bombyliflora, 'Erva Mosca'. Todos os anos costumo fazer um passeio para as ver mas ainda não fui este ano. A falta de chuva atrasou as flores silvestres...

    ResponderEliminar
  7. Olá Zé Júlio. Que bonito!!! Fiquei sem palavras por ver as tuas rosas-cucas em flor!! Belíssimas!
    E os rapazinhos, aqui no Alentejo, são outro tipo de flor, pequenas e de cor vermelha, que, quando cá vieres, seguramente quererás levar ... quiçá as tenhas já, mas não me lembro de as ter visto.
    Fazem uma sebe compacta e muito florida, para além de serem extremamente resistentes ... passaram seca, geada negra, e continuam felizes e contentes, apesar de ligeiramente queimadas pela última. Quando cortadas ficam ainda mais fortes e aumentam a floração, que dura quase todo o ano.
    Têm de vir para que vo-la possa dar.
    Manel

    ResponderEliminar