quarta-feira, 20 de junho de 2012

Anafrodisíaco para o homem...




Este arbusto (Vitex agnus castus) tem tanto de belo, como de curioso. Desde de sempre que os povos do Mediterrâneo a utilizam como planta medicinal, e a ela são atribuídas propriedades algo estranhas.
Segundo Plínio, um nobre romano cientista e historiador, as mulheres da antiga Grécia, tinham por hábito usarem as folhas desta planta nas camas onde dormiam, para as ajudarem a manterem a castidade ;-)
Parece também que os principais consumidores das sementes, ao longo dos séculos, foram os monges que, sempre que sentiam impulsos mais carnais, as mastigavam, um facto que veio dar origem a um dos nomes comuns da planta: "pimenta de monge".
Esta planta medicinal é usada também para tratar distúrbios menstruais, entre outros problemas.  
Embora não seja muito comum, este arbusto cresce por cá, junto a ribeiras. Pode ser plantado de estaca no verão, ou semeado, e é de folha caduca.
Hoje já plantei duas estacas junto a uma zona de estar e penso que, no futuro, irá ser motivo de boas gargalhadas, sempre que abordar as suas propriedades e utilizações, ao longo da história...

3 comentários:

  1. Muito lindo mesmo, e fotos maravilhosas.
    abraços

    ResponderEliminar
  2. Ola onde encontro sementes ou mudas desta planta aqui no brasil se puder responder agradeço .abraços.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    No Brasil não sei, mas tenho um amigo que tem sementes e penso que pode enviar-lhe. http://sementesdeportugal.blogspot.pt/.
    Abraço

    ResponderEliminar