quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Marmeleiro Japonês (Chaenomeles japonica)

 

Este arbusto é originário do Japão e nesta altura encontra-se em plena floração. Não é muito conhecido por cá, embora possa ser cultivado de Norte a Sul. Há muito tempo que procurava encontrar umas estacas e finalmente consegui: encontrei-o no Jardim do Álamo, em Alter do Chão. Este arbusto tem, entre outras vantagens, ser resistente à geada, produz esta belíssima flor, enquanto as outras árvores ainda estão adormecidas, e assim fica durante uma boa parte do Inverno. Os seus frutos podem ser comparados a pequenos marmelos, e são comestíveis depois de cozinhados. Depois de estabelecido, é também muito resistente a secas.
Na minha opinião, acho que daria uma excelente sebe, se combinado com romãzeiras, e até têm algumas semelhanças: ramificam muito a partir da base, são de folha caduca e a flor aparece antes da folha. Curiosidade: no Japão, é muito utilizado na criação de bonsais.

7 comentários:

  1. Até que enfim.
    Há tanto tempo que andava por descobri o nome deste arbusto.

    Além de resistir à geada, é duma beleza profunda. Afinal vale a pena seguirmos a blogosfera. O que não seve , deita-se fora mas, o que é bom guarda-se. O meu agradecimento e votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Hermoso arbusto.. siempre florece antes que otras especies..

    ResponderEliminar
  3. E eu que andava há anos para encontrar alguma coisa sobre este arbusto e eis que hoje, sem mais aquela, encontro-o aqui!
    Vou arranjar um pé e plantá-lo no meu jardim
    Manel

    ResponderEliminar
  4. em quase todos os quintais das casas das aldeias da zona da serra da estrela se encontra este arbusto junto do carrapiteiro branco e do carrapiteiro amarelo, mais raro. Tenho uma grande curiosidade por saber e descobrir o motivo porque tantas plantas de origem japonica sao cultivadas na zona centro do pais. As peonias cor de rosa que existem na encosta sul da serra da gardunha, as folhas verdes que se encontravam plantadas em todas as casas por aguentarem a falta de luz, e muitas mais.

    ResponderEliminar
  5. Ja agora, como informacao, este arbusto e du muito facil multiplicacao. Multiplica-se bem de estaca, em Novembro e Dezembro e outro metodo e fazer algumas feridas na casca sem tocar a madeira e colocar um saco de plastico com substrato dentro a envolver. Quando se notarem raizes no substrato corta-se o ramo e planta-se. O tradicional metodo da mergulhia tambem funciona bem. (desculpem a minha grafia mas a escrever num teclado ingles nao tenho como por acentos ou cedilhas).escrevo a partir de londres

    ResponderEliminar