Hoje gostava de partilhar algumas fotos dos meus medronheiros, e da sua impressionante carga de fruto. Tudo começou há 8 anos, quando optei por plantar alguns medronheiros no jardim da casa de família em Pêra. A primeira reação de algumas pessoas residentes foi, a meu ver, um pouco estranha...
Tradicionalmente, estes arbustos (Arbutus unedo) crescem no interior do Algarve montanhoso, e é muito raro encontrá-los junto ao litoral. Fui logo informado de que não seria apropriado plantá-los naquele sítio, e algumas das razões seriam o terreno de areia e a proximidade do mar. Pois bem, como gosto de provocar "velhos do Restelo", acho que ainda plantei mais uns quantos. E hoje, olhando para trás, acho que tinha razão. O medronheiro é um excelente arbusto para sebes que, e durante mais de 3 meses, diariamente, produz estes belos frutos que, quando fermentados e destilados, dão origem à aguardente de medronho.
Estas imagens vão abrir o apetite da minha família, e acho que vão sentir vontade de dar um salto ao Algarve, visto que são viciados neste fruto.