terça-feira, 26 de junho de 2012

Os três burritos!







Uma das resoluções para este verão é aprender a trabalhar o esparto (Stipa tenacissima), uma arte/ofício outrora muito comum no nosso país.
Este fim de semana comprei estas duas cabeças de burro, duas peças do artesanato local feitas em esparto que, infelizmente, é um tipo de trabalho cada vez menos comum por cá. São peças muito bonitas, herdeiras de uma tradição local e, segundo me parece, fáceis de fazer.
Ontem enquanto cortava o cabelo, olhando para a minha cabeça quase careca, tive uma ideia para introduzir algumas plantas de esparto no jardim. Como a planta forma uns tufos semelhantes a cabeleiras, e como tenho um muro "careca", que tal rematá-lo no topo com esparto? Bem, da ideia à prática, bastou apenas apanhar algumas plantas do campo, não muito longe da cabeleireira onde cortei o cabelo, e pouco tempo depois, estavam plantadas. 
Esta planta é uma gramínea com origem no Mediterrâneo, que cresce em terrenos incultos, pobres e com boa drenagem, sobrevivendo a longos períodos de seca. O local para onde transplantei os espartos reproduz precisamente estas condições.
O passado histórico-cultural desta planta irá fazer parte da informação que tentarei passar a quem visitar o jardim e, se possível, com uma demonstração in loco de algumas das coisas que os nossos antepassados faziam com as folhas, por exemplo, uma cabeça de burro, já que está associada à origem do nome da casa: Catita é o nome da última burra que lá viveu...

7 comentários:

  1. Interessante!
    Não conhecia o esparto.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Zé Júlio

    Tu não nos deixa de surpreender com os teus talentos. Talvez por causa da profissão estou cada vez mais cegueta e com mais dificuldade nos trabalhos manuais, o que me causa alguma pena, pois gosto de trabalhar com as mãos, sentir a terra, as plantas e as pedras. Enfim, tudo tem um preço na vida e um emprego estável e um ordenado certo tira-nos de alguma forma a capacidade de fazer aquilo que aspirámos um dia.

    Em todo o caso, ainda que nunca aprenda cestaria, fico entusiasmado com os teus projectos e com a paixão que transmites.

    abraços

    ResponderEliminar
  3. Tu e min favorit burro. Det är dax att du learn um boco svenska! Fantastiska bilder du har i din blogg! Kramar till er alla! Jan och Anna

    ResponderEliminar
  4. Olá Zé. Então e já sabes fazer a empreta de espart??? cá estou, quando quiseres. Plantaste agora as esparteiras e isso na vai morrer??? Tambem podes semear em abril/maio dao sementes e só semear num vaso depois transplantar. Um abraç

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Moreno. Será que é desta que aprendo a trabalhar o esparto? Vou estar mais ou menos disponível durante o verão, só temos que combinar quando e onde terá lugar a aula prática. Posso dar o meu número de telefone via email.

      Abraço

      Eliminar