Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
domingo, 14 de dezembro de 2014
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Quando fazemos o que gostamos
Quem segue este blog, sabe que sou um apaixonado por tudo o que se relaciona com pedra.
Ao longo destes anos, tenho construído vários projetos que me deram muito prazer, como é o caso desta ninha pequena casa de apoio, em que usei muitas das pedras que se encontravam espalhadas pela propriedade.
Não usei uma única máquina, todo o trabalho foi manual, exigindo de mim um imenso esforço físico, como no tempo dos meus antepassados, Mas acho que só assim consigo compreender melhor que ninguém as dificuldades de outros tempos. Bem sei que hoje em dia, todo este esforço não faz muito sentido, e que poderia usar máquinas... mas não seria a mesma coisa. E as dores de costas que sinto, muitas outros as têm e nunca pegaram numa pedra...
domingo, 16 de novembro de 2014
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
O Algarve e a sua religiosidade...
...nas ruínas de uma casa do séc.XIX. Um oratório embutido onde era colocado o "pai do céu", nome dado tradicionalmente ao crucifixo com um Cristo.
domingo, 9 de novembro de 2014
terça-feira, 4 de novembro de 2014
domingo, 2 de novembro de 2014
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
sábado, 25 de outubro de 2014
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
Entulhos de uma obra, ninho no jardim...
Este é o resultado final que dei a alguns fragmentos de azulejos e a um velho mealheiro em barro que encontrei um dia destes num monte de entulho que, criminosamente, foi vazado num descampado próximo.
Achei que talvez conseguisse criar uma peça que, para além de decorativa, fosse utilitária. Um ninho muito original que fica agora à espera de um casal de pássaros com gosto duvidoso...;-)
domingo, 12 de outubro de 2014
sábado, 11 de outubro de 2014
Cores de outono nas plantas suculentas
Esta planta suculenta (Kalanchoe luciae) é uma das minhas favoritas nesta altura do ano. Adoro ver no jardim a cor vermelho-fogo das suas folhas que, à medida que se aproxima o inverno, será ainda mais intenso.
sábado, 4 de outubro de 2014
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
domingo, 28 de setembro de 2014
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Geleia de romã
Com as primeiras romãs deste ano, resolvi experimentar fazer geleia deste fruto. Como ficou bom, deixo aqui esta receita da Juliana Daidone.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Aí estão elas outra vez...
Amarilys belladonna ou, como são conhecidas nos Açores, "meninas vão à escola", são as flores do momento no jardim da Catita, centenas delas! Setembro é o mês destas fantásticas flores pelas quais ando encantado...
domingo, 7 de setembro de 2014
Sementes de Portugal
Porque acredito no seu sucesso...
Aqui estou eu a fazer publicidade desta fantástica ideia que um amigo meu teve, "Sementes de Portugal", e da qual sou colaborador.
Por que não promover e vender algumas das nossas belas plantas, através das suas sementes? Força amigo João e no que depender de mim...
domingo, 17 de agosto de 2014
As cores alegres do palácio nacional da Pena
Mais uma vez, estão a ser feitas obras de conservação que incluem, por exemplo, a pintura exterior das fachadas usando as cores que, um dia, o nosso rei D. Fernando II, escolheu para pintar esta sua casa de verão.
Para mim, e para os mais de 7000 visitantes diários que visitam o palácio, estas são algumas das belas perspectivas que o local proporciona. A vista geral do palácio pode ser vista neste outro post.
A meu ver, este é uma das mais belas paisagens em Portugal, um verdadeiro cenário saído das mil e uma noites... portuguesas.
sábado, 9 de agosto de 2014
Prova de remo em antigos barcos baleeiros
Os barcos tradicionais dos Açores, usados noutros tempos na captura de baleias, são hoje um dos símbolos das ilhas.
Na ilha do Pico é feita, todos os anos por altura das festas de verão em S. Roque, uma prova de remo interilhas, usando estas coloridas embarcações.
Uma verdadeira prova de esforço e união entre as populações mais jovens do grupo central destas ilhas açorianas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)