quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mais três yuccas...







Por quê comprar, quando facilmente podemos encontrá-las à beira do caixote do lixo? Assim foi esta manhã, ao sair de casa, quando encontrei as três yuccas da primeira foto, e desta forma poupei cerca de €300, pois este poderia ser o preço de mercado para plantas desta dimensão. Têm mais de 2 metros de altura e pertencem à espécie Gloriosa (uma das mais comuns no nosso país). Confesso ter uma grande atracção por este tipo de plantas e, normalmente, sou incapaz de deixar uma pernada que seja e que encontre abandonadas... Já conto com algumas centenas assim recuperadas, e sendo uma planta pouco exigente, sobrevivendo a longos períodos de seca, acaba por ser uma das minhas favoritas quando crio espaços. Desta forma, acabo sempre por fazer uma jardinagem de reciclagem. As fotos seguintes, apresentam alguns dos exemplares assim recuperados por mim nos últimos anos e os cenários que já ajudaram a criar, especialmente na Casa Catita. Além disto, são de fácil plantação: basta enterrar um pouco do tronco na terra (numa área bem drenada, regando apenas quando a terra está seca) e já está!
Um outro aspecto interessante nestas plantas, está associado aos seus bonitos cachos de flores brancas que anualmente produzem. Os povos da América Central consomem-nas de várias maneiras, por exemplo em saladas, omeletas, refogados, etc., e o saber aproxima-se de algo entre o espargo, a fava e a endívia. Desde que fiquei a saber disto, também eu fiquei fã delas! Para os curiosos gastronómicos, aconselho a visita a http://www.thekitchn.com/thekitchn/ingredients-herbs/seasonal-spotlight-yucca-flowers-118881
Noutras variedades de yucca, também os rizomas podem ser consumidos.

2 comentários:

  1. This display is very beautiful and I love the combination of the plants together. Yuccas are wonderful plants. Have a good weekend!!!

    ResponderEliminar
  2. Quem me dera ser uma Yucca Allgarvia :)

    ResponderEliminar