domingo, 15 de abril de 2012

Mais 15 km de Via Algarviana









Durante as últimas semanas, não foi possível realizar as caminhadas na Via Algarviana, e confesso que já sentia falta disso. Finalmente, hoje voltamos a retomá-las e, embora tivessemos muito vento no início, valeu a pena. Começamos na povoação do Barranco do Velho, e terminamos em Salir, percorrendo a última parte da serra do Caldeirão.
Com as plantas autóctones em plena floração, e com os primeiros km do percurso feitos a mais de 500 metros de altitude,  percorremos 15 km de jardins naturais, com um leve aroma a mel, tão característico destes matos, onde as estevas (Cistus ladanifer) predominam. Interessante foi, também, encontrar grandes manchas de rosmaninhos, compostas por duas espécies diferentes: o mais comum por cá, Lavandula luisieri, com a sua flor roxa, e um outro, talvez menos comum, o rosmaninho de flor verde (Lavandula viridis).
Mas, mais uma vez, a minha atenção foi para a bela rosa albardeira (Paeonia broteroi) e, pela primeira vez, senti o seu doce perfume, que desconhecia até ao momento.
Aqui ficam algumas das mais belas imagens desta última caminhada, feita no mais belo jardim algarvio.

10 comentários:

  1. olá José Júlio, esta sala de visitas está sempre bem ornamentada para quem visita, mais uma vez fico encantada, com tudo... incluindo a festa com tantas e tantas flores... eu cá vou esperando pelo brotar das sementes da rosa albardeira, mas estou a ficar um pouco preocupada, pois até agora nem dela nem dos lírios nada apareceu, não sei se fiz bem porque só enterrei no chão com cerca de dois centímetros de terra em cima, por hora nada...fico e a aguardar. Aí em baixo tudo é bem diferente em termos de temperatura que ajuda de uma forma fantástica...
    quero desejar continuação de bom trabalho e produções de lindas flores, também para homenagear os amigos que partiram.
    Bem haja
    Rosa aranha

    ResponderEliminar
  2. Chamou-me à atenção a flor de esteva, que parece semi dobrada. Provavelmente uma mutação ocasional, que só com sorte se cruzamos com ela. Aqui pelo centro (e provalvelmente em todo o lado) são abundantes as flores sem máculas, também bonitas. O que estava à espera era de um maior desfazamento nas florações daqui para o Algarve, pois aqui também estão em plena floração os rosmaninhos e as estevas (também a L. viridis, mas esta foi semeada por mão humana aqui).
    Bons passeios

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé, fotos espectaculares como sempre...penso que seja o Gladiolus italicus que aparece ai no meio, uma flor cor de rosa. Acho que é mto abundante ai no Algarve! Para mim estes são mais interessantes que os Gladíolos de florista, que são algo enjoativos!

    ResponderEliminar
  4. LINDA PAISAGEM ME ENKANTO.
    E AS FLORES BEM DIFERENTES E MUI LINDAS!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  5. Ola Julio,
    Gostaria de ter umas dicas suas para o meu jardim. Posso contar consigo? Ja vi que tem uma ideias muito originais e economicas. A minha dificuldade e o facto de ter uma area de terreno enorme e que neste momento nao esta minimamente ordenada. Obrigada.
    AJ

    ResponderEliminar
  6. Curioso, andei no fim-de-semana passado a apanhar alfazemas silvestes , como essas que mostras, para pôr no Jardim do Manel. Enfim, começo a sentir-me uma espécie de teu discipulo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Você descreve o campo tão belamente.

    Eu estou lá em um instante.

    Paul

    ResponderEliminar
  8. Olá zé, sabe-me dizer o nome da flor branca que ha com abundância na via algarviana. cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Se se está a referir à flor que estou a segurar nas mãos, é uma esteva (Cistus ladanifer), uma das mais comuns no Algarve.
      Boas caminhadas!

      Eliminar