sábado, 21 de abril de 2012

Mais algumas fotos do dia...







Estas são mais algumas belezas possíveis num jardim com baixo consumo de água. Ao longo dos últimos anos, tenho trabalhado nesse sentido, aproveitado as sombras de algumas árvores, aplicando casca de pinheiro, e usando telas para jardim, a fim de conservar a humidade do solo, adicionado composto à terra, etc...
Alguma da água que sou obrigado a gastar, destina-se a regar árvores de fruto, que são parte integrante do jardim. Consigo ter fruta o ano inteiro, com a vantagem de as árvores proporcionarem muita sombra nos meses mais quentes. A localização para estas árvores, sobretudo as mais novas, teve em conta as várias áreas para refeições de que o jardim dispõe, dado que o meu conceito favorito é ter fruta madura sempre à mão... Por ex., quando almoçamos junto de uma romãzeira em setembro, é quase certo que a romã será a sobremesa. Acho difícil ser mais ecológico... 
Penso  ter conseguido criar um espaço rico em cor e bastante aromático, que combina muitas das nossas plantas autóctones com aquilo que existe de mais exótico, e que está igualmente adaptado a este clima. Isto para não falar de toda a rica fauna que habita o espaço. 
Está aqui a prova de como é possível um jardim verde (e é algo que não me canso de dizer), sem abusar no consumo de água, com uma média de consumo de mil litros por semana, durante os meses mais quentes (recordo que a área é de mil metros). 
Bom fim de semana.

2 comentários:

  1. Oi Zé Júlio, passei uns dias sem o meu pc, e quando volto, encontro tantas coisas lindas no seu blog, suas ultimas postagens como sempre me encantaram, adorei as imagens generosas em belezas e flores.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Fotografia incrível, Aloés bonito.

    Paul

    ResponderEliminar