domingo, 8 de abril de 2012

A vontade da Ângela foi cumprida...













Se há tradição algarvia que merece ser partilhada, é a das tochas floridas.
É frequente vivermos em determinado sitio, desconhecendo ou não presenciando as tradições locais, e no que me diz respeito, a festa das tochas floridas, em S. Brás de Alportel, no Algarve, foi uma delas.
Antes do fatídico acidente de carro, que vitimou a minha querida amiga Ângela, na passada terça-feira, na E.N.125, ela convenceu-me a assistir a esta celebração da primavera, no domingo de Páscoa. Foi necessário uma Canadiana (apaixonada pelo nosso país) convencer-me a fazê-lo, e ainda bem que ela o fez, pois assisti, emocionado, a uma das mais belas festas religiosas de que tenho memória, na qual as flores são as rainhas.

Ângela, as flores desta festa ficarão para sempre ligadas a ti, e estarei eternamente grato pelos bons momentos que partilhamos ao longo dos últimos anos, e por todos os conselhos que me deste. 

Descansa em paz

23 comentários:

  1. Que bela festa! Tenho que assistir algum ano... imagino que é sempre no día de Pascoa, nao é?
    Uma boa semana amigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite,

      Esta extraordinária festa de flores, acontece sempre no domingo de Pascoa, e todas as tochas são transportadas por homens.

      Boa semana também...

      Eliminar
  2. Olá Zé Júlio, boa noite...Parabéns pelas belas fotos com os lindos palmitos das flores...Já sabia que uma das flores tradicionais é a paionia, mas fiquei admirada pois a minha zona também é contemplada com esta beleza de flor, no entanto apenas agora estão a começar aparecer os botões e as de jardim só começam agora a sair da terra...Obrigado pela partilha. Feliz semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobri no último ano a rosa albardeira, e desde então, ando encantado com a planta e a flor...

      É curioso constatar isso, por vezes temos tudo à nossa volta, mas nem sempre reparamos e, de repente, ficamos encantados. É muito bom!

      Obrigado pelo comentário, beijinho e boa semana

      Eliminar
  3. Wow!!!! How wonderful !
    Happy Easter! I wish you and your family wonderful blessings.

    ResponderEliminar
  4. Lamento a perda da sua amiga, paz à sua alma.
    Que lindas flores e que linda procissão, haja flores... lindas
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A organização da festa estava com alguns problemas este ano pois, com a seca que houve durante todo o inverno, tinham receio de não conseguirem flores suficientes este ano. Felizmente a chuva chegou a tempo e flores foi coisa que não faltou.

      Uma boa semana

      beijinhos

      Eliminar
  5. Zé Júlio
    Espero que nos próximos anos volte a S. Brás no dia de Páscoa para assistir à procissão, mas vá a tempo de apreciar o tapete florido e fique na vila até ao regresso da procissão à igreija.
    Descobri há pouco tempo o seu blog e já sou fã.
    Gosto da Catita,dos seus jardins, das fotos e das tradições

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite,
      bem vinda a este blog!

      Na verdade cheguei a tempo para admirar o tapete de flores que decorava as ruas, mas esqueci-me de colocar as fotos...

      Obrigado pela sugestão

      Eliminar
  6. Que linda festa, cheia de flores
    eu ia adorar!

    luz para a alma sua amiga!

    abraço

    ResponderEliminar
  7. fiquei tão triste por causa do acidente da sua amiga, todos sabemos como são as estradas deste país... e quantos acidentes existem nesta altura do ano. É revoltante perder-se assim uma vida! Enfim... quanto à festa, é de uma beleza incrível, nunca tinha ouvido falar em tal procissão com tantas flores. As peonias são lindíssimas, mas é pena que se tivesse arrancado tantas...acho que não são assim tão abundantes. Sabe como se pode encontrar um pé delas? Adorava ter uma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá James,

      Um acidente em que não foram culpados e que aconteceu às 4.15 da manhã... perder bons amigos é sempre difícil. obrigado pelo teu apoio.
      As peonias por cá estão bem e recomendam-se. Com o abandono da agricultura tradicional, esta planta, tal com todas as outras autóctones, estão a ganhar território e, no caso da procissão, apenas foram usadas as flores, a planta continua viva. Aquando de uma visita tua ao Algarve, terei todo o gosto em dar-te uma peonia.

      Abraço e uma boa semana

      Eliminar
    2. Obrigado zé, quando for ao Algarve havemos de nos encontrar! Nem que seja pelas Peonias boteroi!
      mais uma vez quanto ao acidente, mais revoltante é, saber que não tiveram a culpa...imagino como se deve ter sentido, imagino a família e o choque que sofreram. Restam as flores, e a memoria desse dia antes do fatídico acidente. Paz a sua alma.....

      Eliminar
  8. Olá Zé apesar de já irem atrasados votos que tenhas passado uma boa Páscoa, mesmo tendo falecido da tua amiga, infelizmente a vida é assim. Por outro lado quero dar-te mais uma vez os meus parabéns pelas lindas fotos da festas de S. Braz sabia da sua existência, mas nem sabia que no meu Algarve havia uma coisa assim tão bonita. Nunca lá fui, mas quero ver se um dia participo numa coisa tao rica como essa e com essas flores todas que realmente são um espectáculo.
    Um abraço
    Moreno

    ResponderEliminar
  9. Que história triste! As flores são muito bonitas. De onde vêm?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jordan,

      Muitas das flores são autóctones e comuns nos campos algarvios.

      Abraço

      Eliminar
  10. Olá Moreno,

    Um dos lemas destes meus amigos era "viver a vida ao máximo e partilhar o que de melhor ela tem com os que nos rodeiam", e mais uma vez, esta última visita a Portugal foi exemplo disso mesmo...

    Obrigado e um abraço forte

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma vez parabéns pelas excelentes fotos que ilustram bem, mais esta bela festa tradicional, que por cá se realiza.
    Deixo também os meus pêsames pelo falecimento da sua amiga.
    Já agora deixo aqui também, o convite para fazer a reportagem fotográfica de mais uma bela festa tradicional que certamente conhece e que está aí à porta, a "Mãe Soberana" aqui em Loulé. O seu "espírito", certamente captará, excelentes momentos e detalhes desta festa.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia a festa, achei linda e ao mesmo tempo triste por saber dela em conjunto com o falecimento de sua amiga. Meus sentimentos pela perda dela.

    ResponderEliminar
  14. Tanto para dizer... Lamento a tua perda.

    Vou tentar lá ir este ano, parece-me fenomenal! E sim, com tantas plantas lindas como a rosa albardeira, e só agora começo a ver o "mito".

    ResponderEliminar