segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mestre Lúcio Zagalo de Estremoz








Com mais de cem anos de tradição no nosso país, o mosaico hidráulico está como que em vias de extinção.
Este fim de semana estive no Alentejo, em Estremoz, a convite de uns bons amigos do blog, e aproveitei para conhecer uma das últimas oficinas de hidráulicos.
O proprietário, o senhor Lúcio Zagalo, com 70 anos, é um dos últimos grandes mestres desta bela arte. Orgulhoso do que faz, ele foi-me explicando parte dos segredos associados à produção destes belos mosaicos. Penso que esta oficina possui quase todas as formas e padrões que, ao longo do séc. XX, decoraram muitas das casas um pouco por todo o país, e prova disso é o mostruário existente no local.
Fiquei com vontade de aprender esta arte...
Quero agradecer ao amigos que deixaram comentários no último post que publiquei. É sempre importante saber o que pensam.

9 comentários:

  1. I just returned from Guatemala and saw much of the Spanish influence of tile in many buildings and homes. So it was nice to see your posting today, though I know yours was from Portugal and not Spain. Nice to visit again. Jack

    ResponderEliminar
  2. Há cerca de um ano fiz obras em casa e depois de ter visto uma "taberna" em Leiria com um chão maravilhoso em mosaicos hidráulicos(infelizmente comprados em Espanha por serem 50% mais baratos), fiz uma pequena pesquisa na internet e "descobri" que existe uma firma em Águeda que os vende e presumo que fabrica e descobri este senhor em Estremoz, telefonei-lhe (deu para ver que é apaixonado pelo que faz)e acabei por não o visitar porque o empreiteiro já estava em cima da hora. A minha sala perdeu a oportunidade de ter um chão maravilhoso mas a minha carteira agradeceu imenso! É que o problema é que este mosaico ao ser artesanal sai caro, pelo menos para as bolsas do mediano português...
    Ana Silva

    ResponderEliminar
  3. Tudo o que é artesanal sai caro, excepto na China , onde a mão-de-obra é ao preço da uva mijona e onde não há direitos, dai tudo vir da China e ao preço que vem, mas a qualidade????? por ser artesanal e em Portugal o preço é o que é, mas a qualidade não tem nada a ver e assim o nosso artesanato vai desaparecer, porque todo o mundo, e é natural, procura o mais barato, mas a duração..... não terá de ser substituido tanatas vezes. É o que temos e com tanta gente desempregada e, alguns tem dezenas de cursos, fazem colecção, ao fim e ao cabo nunca vão fazer uso do que aprenderam e tudo isso nós pagamos com os nossos impostos,mas é uma boa maneira que o Estado tem de ir empatando o pessoal, e como ninguém pede contas, vai-se andando, tá-se bem.........Moreno

    ResponderEliminar
  4. Gostei de conhecer.
    Gosto muito de Azulejos e mosaicos e era uma tradição nos jardins portugueses que se vai perdendo também. Actualmente os novos arquitectos paisagistas raramente os incorporam no design dos jardins.
    Obrigado por partilhares!!

    ResponderEliminar
  5. Talvez seja esta a unica forma de se encontrar beleza num material tao inestetico como o cimento.
    Eu propria tambem ja recolectei muitas peças lindas como estas,para funçoes decorativas no jardim e nao so.
    Muitos parabens pelo seu excelente blog e pela partilha da seu estilo de vida absolutamente maravilhoso!Obrigada!
    Eu preciso perguntar:
    para quando mais uns posts acerca de vida animal? esses encantadores animaizinhos (silvestres e domesticos),que frequentam o seu jardim e que a sua camara tao bem tem namorado?
    Continue a mostrar ao mundo o seu encanto,Sr.Julio!(seu e deles!)
    abraços de Maria Alexandra.

    ResponderEliminar
  6. Além do Mestre Lúcio Zagalo de Estremoz, existe um outro atelier em Fronteira com trabalho de muita qualidade nesta área. Fica aqui o link:
    www.artevida.net
    É um projeto de uma belga e um irlandês, radicados em Fronteira, que estão a assegurar a continuidade e o desenvolvimento da tradição dos mosaicos portugueses.

    ResponderEliminar
  7. Nenhum atelier que eu conheça bate a qualidade e diversidade que se encontra em Estremoz.
    Mas vale a pena conhecer também os belos trabalhos do arte e vida, porem o verdadeiro mosaico só do Mestre Zagalo, recomendo.
    Belo post, como sempre.

    ResponderEliminar
  8. Os meus parabéns. Um dia destes vou visitá-lo pois estou a pensar recuperar uma cas em Estremoz. Pode enviar-me a sua morada e telefone.
    Muito obrigado

    Arq. Carlos Sousa Dias

    ResponderEliminar
  9. Tienes toda la razon,el mosaico hidraulico actualmente lo tiene complicado

    ResponderEliminar