quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quando termino um projeto...






.
..normalmente, fico deprimido. 
Hoje, ao olhar para o resultado final, depois de muitas horas de trabalho, fiquei triste. Fico sempre com a sensação de que poderia ter ficado melhor, e os muitos momentos de alegria que tive durante esta construção, parecem já fazer parte de um passado distante...
Os vossos comentários, que recebi no blog, foram importantes e fizeram-me sempre sentir confiante, mas acho que sou uma criatura insatisfeita e teimosa, com a necessidade de tentar criar  harmonia ao meu redor, e de me sentir "abraçado" pelas minhas construções orgânicas. Gosto de me sentir protegido e envolvido por elas, como se de um santuário se tratasse, e reconheço que é algo muito pessoal. 
Hoje estou triste, mas amanhã sei que é outro dia... 

A colagem mostra a solução que encontrei para esconder alguns cabos elétricos do jardim. Rápido e barato, este vaso azul enquadrou-se muito bem no espaço, e finalmente dei uso a uma tampa de um vaso marroquino que comprei por 2 euros...

Por fim, a bela e grande borboleta monarca, originária da América do norte, e que possui um impressionante ciclo de vida, parece ter gostado do Algarve, pois o número destas borboletas tem aumentado todos os anos. Nos últimos dias, o jardim da Catita tem sido visitado por elas.  

10 comentários:

  1. Zé Júlio, que coisa mais rica e linda que fizestes. Adorei o vaso grande e bojudo que parece ter saído de uma escavação no Egito. A porta com aquele azul e o fundo em terracota está lindo demais, cheio de vida, sensualíssimo. Na porta rica em ferragens está uma toalha em linho, fazendo vez de cortina, suponho toda bordada por preciosas mãos. O caramanchão, ou alpendre ou pergolado deveria ter mais cobertura. Está muito rala, um pouco pobre, mas desconheço a sua real intenção! O voal posto, dá um certo requinte, mas se fosse meu eu poria mais tecido. O piso está lindo e perfeito com plantas e pedras adornando. Os galões brancos ao lado da cor terracota deram dignidade, o sino dos ventos, harmonia! E voc~e se diz triste? Eu tenho tantas coisinhas assim para fazer aqui em casa e não tenho ninguém que o faça e para ajeitar profissionais, o custo sai muto alto. Feliz vc que fez e saiu lindo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Está simplesmente maravilhoso!

    ResponderEliminar
  3. O verdadeiro artista não se preocupa com o resultado final simplesmente executa. Tal como os pássaros, não existe ontem não existe amanhã, simplesmente voam. E o sagrado se manisfesta todos os dias das suas vidas. Nem as flores se preocupam de que cor serão, apenas desabrocham.
    Quando atuamos no momento com senões do passado pensando no futuro, o caudal de vida se estrangula e no fim fica o vazio. A mente assim o faz para ocultar a identidade da alma e exaltar o ego.
    Portanto não se preocupe com o fruto da sua acção. Preste simplesmente atenção à acção em si. O fruto virá de sua livre vontade e a vida acontece maravilhosamente. xS2

    ResponderEliminar
  4. http://www.youtube.com/watch?v=JWK5mfRGkiE&feature=related

    xS2

    ResponderEliminar
  5. Como é que se pode ficar triste perante um cenário tão maravilhosamente construído?
    Adoro as cores, adoro o chão (são só mosaicos hidráulicos?), adoro o pote , a porta, o gradeamento da janela e a cortina de linho bordada... adoro o espanta espíritos e o requinte da tampa marroquina, o jogo de sombra/luz produzido pela pérgola, enfim, tudo contribui para que só de olhar para as fotos já me apeteça tele-transportar para uma daquelas cadeiras...
    Parabéns resultou em pleno! Venham mais projectos maravilhosos!!!
    Ana Silva

    ResponderEliminar
  6. Perfeito!!!.
    não fique triste nem se deprima ...aqui qdo olhamos seu trabalho, eu meu marido e filhos , suspiramos pelo belo trabalho que fazes.
    ès um belo e grande artista amigo!
    lembre -se que qdo terminar uma obra haverá sempre alguem a suspirar pela linda beleza que proporciona!
    abraços!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Não tens motivo para ficar triste não
    Seu trabalho é lindo!!!!!!!!!!!!1
    Estou saindo encantada,com tantas maravilhas
    Prossiga e seja feliz com sua arte
    Adorei tudo que vi,ja estou seguindo
    Pinturas da Lu,as órdens
    Abraço,linda semana

    ResponderEliminar
  8. A obra está espantosa Zé Júlio.
    Os meus parabéns, pois seria difícil ficar mais bonito e original.
    As coisas estão todas relacionadas, funciona quase como um conto, com início, desenvolvimento e final. As cores e as formas têm tudo a ver com o local e com a arquitetura do sítio.
    Vou lembrar-me do que me disseste sobre o meu jardim (o arco de entrada no quintalito) e, assim que me for possível, fá-lo-ei, pois gosto da ideia.
    Um abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  9. O Zé Júlio só tem que redefinir o significado de perfeição. A passagem da fase azul das reciclagens para a fase rosa da decomposição pode ser penosa, depende do mood e do dia. Seja como for é um grande escultor de jardins e de certeza de sensações para quem tem o privilégio de circular nos seus espaços.

    ResponderEliminar