segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dica: sebe de medronheiros


Cientificamente conhecido por Arbutus unedo, o medronheiro é um dos arbustos perfeitamente adaptados ao país e que gosto de usar nos meus espaços. Associada a este arbusto, particularmente ao seu fruto, está a aguardente de medronho, bem típica do Algarve. Mas, de algum tempo a esta parte, tenho tentado dar outros usos ao fruto, por exemplo em sobremesas, como o semi-frio que está na foto, ou compotas. Mas o fruto também pode ser consumido ao natural, sem receios de nos embriagarmos, como muitas vezes se diz...
O medronheiro pode ser utilizado em sebes, com a vantagem de não necessitar de regas, e mantém-se com poucas podas. Por outro lado, as cores que o fruto atravessa até amadurecer são um espectáculo para os olhos. O que é curioso é que, sendo esta uma planta mediterrânica e bastante comum, raramente é escolhida para sebes ou para ser incluída em jardins.

3 comentários:

  1. Este arbusto é muito útil na paisagem. Eu uso-o muitas vezes nos meus projetos em Seattle. Mas a fruta não tem sabor!

    ResponderEliminar
  2. Conheço perfeitamente o medronheiro. Entre as suas particularidaes encontra-se aquela em que o arbusto nem chega a acabar a frutificação e, já está a florir. Seus frutos são dum sabor incalculável, bem como a cor. Bem aproveitado é uma mais valia.

    ResponderEliminar