sábado, 12 de fevereiro de 2011

Passeio de sábado...


Hoje de manhã acordei com vontade de ir ver o mar e de caminhar ao longo da falésia, bem próximo de Albufeira (S. Rafael). E ao longo do percurso pude observar algumas boas soluções paisagísticas para quem tem dúvidas em planear espaços, combinando pedras, plantas e companhia, o meu trio favorito! Perante tais dúvidas, e se a intenção tem como base jardins de baixa manutenção e com utilização de muito pouca água (jardins xerófilos), nada como tirar lições da mestre Natureza , sábia como sempre, ao longo de uma caminhada como esta.
Nesta selecção de fotos, podemos ver alguns arbustos, tais como a giesta branca (Cytisus striatus), a aroeira (Pistacia lentiscus), o zimbro (Juniperus turbinata), a palmeira anã (Chamaerops humilis); flores, como a azedas, uma africana bem instalada (Oxalis pes-caprae), os narcisos brancos (Narcissus papyraceus), o goivo-da-praia (Malcolmia littorea), o cornichão (Scorpiurus sulcatus); e outras plantas, como o bago-de-arroz (Cedum album), os agaves e a piteira, estas últimas originárias da América Central, e há muito por cá enraizadas. Um outro aspecto marcante desta caminhada, e deste tipo de paisagem (tão bela quanto simples), é a mistura dos aromas adocicados de algumas das plantas com o cheiro do mar, uma perfeita aromaterapia 100% natural e gratuita.

2 comentários:

  1. Olá,Zé Júlio!
    Que belo passeio deve ter sido este,entre o mar,as falésias e as plantas perfumadas...Um encanto para os olhos e para a alma!
    Fiquei de cá, do outro lado do grande Atlântico, imaginando a paisagem tão agreste e bonita do teu Algarve, se descortinando ao sabor dos ventos...
    Estive ausente por uns dias do mundo dos blogs, pois viajei com a minha família para os Estados Unidos. E agora que estou de volta, fico contente em encontrar novamente as tuas postagens tão encantadoras!
    Durante a nossa viagem, vi belíssimas paisagens de sonho e neve,que ficarão no meu coração... Mas é interessante como me alegra a alma e me encanta o espírito, a magia especial dessas queridas terras portuguesas!
    Meu abraço brasileiro pra ti!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderEliminar
  2. Eu acho tão poético o seu blog. Eu faço uma viagem além mar...

    ResponderEliminar