domingo, 18 de setembro de 2011

23 romãs dão as boas vindas a Setembro






É uma pequena árvore carregada de encantamento... Foi plantada há 5 anos e, este ano, brinda-nos à chegada à Catita com 23 belas romãs (a pobre, quase não pode com o peso). Motivo mais do que suficiente para organizar uns belos almoços no local, com direito a sobremesa de romã. Como sou da opinião de que a fruta deve ser consumida o mais fresca possível, aqui fica mais uma sugestão: se tiverem hipótese, plantem uma no jardim, o mais próximo de um local de refeições, pois além de ser ornamental, produz fruta e é de muito fácil manutenção (durante o Verão basta uma rega por semana). 

5 comentários:

  1. Joe Julius, It is a quiet night with light rain falling a great time to check a few past postings from Blogs I follow. The pomegranates look good. Here they are a delicacy. I drink the juice when I can find it. NIce. Jack

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Julio,

    O que fazer quando a romãzeira já tem mais de 5 anos e nada de romãs?

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. I also planted so many herbs in my garden. Planning to plant mint, lavender, rosemary and the other herbs. This is one of the plant which does 't need so many care, I plant it and takes time to grow.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma romãzeira que está carregada de romãs até mais não, e como foi podada, então a produção parece ter duplicado. São aos cachos!
    Passo a vida de volta delas a ver se já estão maduras (elas parecem-se muito com estas que aqui apresenta!), até já abri uma, mas está ainda branca por dentro e muiiiiito amarga! brrrr
    Já sei ... terei de ser paciente e esperar ... é o que farei, mas elas são uma tentação!
    Manel

    ResponderEliminar
  5. Caro Zé Júlio

    Trouxe-nos encanto do velho mundo mediterrâneo com a sua Punica granatum. Sempre me fascinou este arbusto. O nome faz alusão a Roma e a designação latina aos Púnicos, isto é, aos fenícios. A Romã era também o símbolo e o nome do último reino islâmico das Espanhas, Granada.

    É um arbusto que faz alusão á história dos países da orla do Mediterrâneo ocidental e é ao mesmo tempo encantador, com umas flores vermelhas lindas e uns frutos que parecem ter saído de uma natureza morta da Josefa de Óbidos.

    A Romã é também um símbolo cristão, que nas mãos do Menino Jesus, significa o seu futuro sacrifício na cruz, pois o sumo da romã é associado ao sangue de Cristo.

    Abraços

    ResponderEliminar