sábado, 17 de setembro de 2011

Será isto uma batalha perdida?






Este é o famoso escaravelho-vermelho das palmeiras, do qual se tem falado muito ultimamente, infelizmente pelas piores razões: é responsável pela morte de muitas centenas de palmeiras da espécie Phoenix canariensis no Algarve. Todo começou há cerca de 4 anos com a importação de palmeiras provenientes do norte de África, que chegaram em contentores ao concelho de Albufeira. Rapidamente, todas as árvores que se encontravam ao longo da EN125 foram atacadas, e em poucos meses morreram.
O Rhynchophorus ferrugineus, nome científico do bicho, até há pouco tempo estava restrito ao Sul do país e a este tipo de palmeira. Mas ontem confirmei o que há muito receava: as palmeiras de leque (Washingtonia filifera) também são alvo do apetite voraz do malvado bicho, que se reproduz às centenas (calcula-se que uma fêmea deposite até 500 ovos, suficientes para matar uma palmeira adulta).
Foi com alguma revolta e tristeza que encontrei estes escaravelhos, em todas as suas fases de desenvolvimento (larvas, casulos e adultos), a devorarem o interior do tronco, junto à raiz. Hoje fiz a pulverização da árvore, e espero sinceramente que não seja tarde de mais.
Apesar de existir tratamento para prevenir e combater esta praga, penso que estamos perante uma guerra perdida, que vai levar a uma mudança rápida da paisagem da qual estas palmeiras há muito fazem parte.

3 comentários:

  1. Muito boa sorte para essa guerra! :)

    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Parece que estas pragas são fruto de uma globalização feita à pressa e sem sentido

    ResponderEliminar
  3. es una muy mala noticia, espero que tus palmeras se salven de la plaga ( y que no lleguen a chile!!!)
    cariños

    ResponderEliminar