domingo, 22 de abril de 2012

De Salir a Alte, mais 16 km de caminhada











Este foi, sem dúvida, um dos mais belos percursos da Via Algarviana. Ao longo deste troço foi possível admirar algumas das mais velhas e impressionantes alfarrobeiras que existem por cá. Muitas delas estão ricamente "ajardinadas", com muitas rosas albardeiras (Paeonia broteroi) e Scilla peruviana. A forma retorcida e fantástica dos troncos, que estão muitas vezes camuflados entre muros de pedra e grandes rochas esburacadas, combinados com estas flores da flora autóctone que crescem à volta, são, a meu ver, um dos mais belos cartões de visita que, nesta altura do ano, o interior do Algarve pode oferecer.
Terminamos a caminhada junto a uma queda de água em Alte (Loulé), conhecida como a Queda do Vigário, mais um daqueles locais pouco conhecidos e de que eu gosto muito.
Espero que estas minhas fotos possam convencê-los a participar, um dia destes, nesta aventura que está a ser, o de atravessar o interior do Algarve.

5 comentários:

  1. Arquitetura popular, paisagem, flora autóctone, ...
    Decididamente estou cada vez mais (positivamente) arrasado com este blogue.
    Que o excelente trabalho continue.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Para não falar do tronco das alfarrobeiras, o das oliveiras é absolutamente fantástico!
    E quanto a andar por essas vias ... eu nem digo nada que é melhor :-)
    A tentação é grande, não fora o trabalho todo que me espera nestes tempos que correm julgo que não vos deixaria em paz!.
    Até a minha irmã já ficou fã do teu blog! A qualidade é assim.
    Abraço para ambos
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Love your pics Zhe!!!! That tree gorgeous!

    ResponderEliminar
  4. Bem que árvores espectaculares Zé, são gigantes!! Estou convencido quanto a esse trilho, já fiz parte da rota das aldeias históricas, mas esta não parece ficar atrás. Um Algarve mto diferente daquele que eu conheço, dos predios feios, das estradas e das praias banais. Um Algarve quase mitico, parabéns pelas tuas fotos mais uma vez!

    ResponderEliminar
  5. Zé Júlio

    As tuas árvores são impressionantes. Creio que as imagens destas árvores centenárias são o me impressiona sempre mais no teu blog. Talvez olhar para elas seja contemplar quase uma forma de eternidade. Viver 300, 400 ou 500 anos é algo memorável que merece todo o nosso respeito


    Abraços

    ResponderEliminar