quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caminhada de terça-feira, 3ª parte






Mais algumas belas imagens da última caminhada, realizada no 1º de maio na Via Algarviana.
Chamo a atenção para a riqueza cromática das tradicionais carroças algarvias que, infelizmente, nem sempre são bem conservadas por quem as possui. Recordo uma carroça do meu avô, que era guardada debaixo de um telheiro por razões de conservação, que não é o caso desta que fotografei...

3 comentários:

  1. Olá Zé, mais umas bonitas fotos, o que dizer.............quanto aos carros de mula ou besta como nós dizemos, infelizmente estão desaparecendo e as que ainda existem estão a degradar-se, e já não quem faça ou recupere. E esta é bem bonita. Existiam também as carretas que eram puxadas por vacas ou bois com taipais ou com fueiros para transporte de cereal essas então nem sei existirá alguma por aí.
    Um abraço
    Moreno

    ResponderEliminar
  2. Para além dos carros de mula bonitos tabém são/eram os mulins, os encostos, as bargueiras, de pita, coloridas, etc, que se usavam no ajaezamento dos animais, assim como as albardas, com bolinhas de lã coloridas, espelhinhos. Também uma arte que desapareceu,. Há dias pelo facebook fiquei sabendo que ainda existe um albardero em Moncarapacho.
    Moreno

    ResponderEliminar
  3. Ola Zé tudo bem.
    Ao ver estas fotos e nomeadamente a do carro de mula lembrei-me que era interessante a recolha destes desenhos, com registo dos vários desenhos e as dimensões dos mesmos (em papel), pois um dia já não há hipótese de os vermos nem sabermos como eram e como se faziam. Há vários modelos de pinturas destes desenhos conforme os abegões que os faziam ou as zonas onde eram contruidos os carros. Pois de certeza que eles não estão registados em lugar nenhum. Não sei qual era o critério. Inspiração de cada artista? Costume da provincia? Ao ver algumas fotos de diversos carros reparei que não são todos iguais.
    Um abraço

    Moreno

    ResponderEliminar