terça-feira, 15 de maio de 2012

Setor 10 da Via Algarviana, 2ª parte







Já quase sem dores musculares, aqui estou eu a partilhar mais algumas belas fotos de um dos mais interessantes percursos desta Via Algarviana. E porque já contávamos com um grau de dificuldade elevado, optamos por fazer a caminhada ao contrário, isto é, de Monchique para Silves. 
Como gosto de chaminés, aproveitei para fotografar algumas existentes no local, e conhecidas por "chaminés de saias", decerto, um modelo exclusivo de algum mestre local que, na viragem de século, instituiu esta moda na bonita vila de Monchique. 
Por entre velhos sobreiros e muitas, muitas moitas de giestas floridas e rosas albardeiras, fomos subindo até à Picota e aí esperava-nos, para além de um horizonte a perder de vista, um imenso jardim rochoso em plena floração, uma maravilha da natureza que me deixou deslumbrado.
Duas das curiosidades encontradas ao longo do caminho, foram as pútegas (Cytinus hypocistis) e as carquejas (Pteospartum tridentatum), ambas em plena floração.

2 comentários:

  1. Olá Zé, ja não sei o que dizer pelas espectaculares fotos que tu nos deslumbras.
    E como sempre as nossas famosas e belas chaminés, um encanto....... acho que tens que fazer um livro sobre elas, ah ah
    Lindas paisagens desse nosso Algarve.
    Há mais que praias no Algarve, verdá.........
    Um abraç
    MORENO

    ResponderEliminar
  2. Curioso, o arvoredo. Dir-se-ia quase uma paisagem do Norte.

    Também gostei do Cruzeiro, com a Nossa Senhora da Piedade, uma peça ingénua, como eu gosto. E os Rododendros? Não me digas que já se me escaparam!!

    ResponderEliminar