E assim termino o mês de Julho. Durante a manhã, "salvei" mais um enorme agave attenuata do lixo, uma planta que, caso a comprasse num garden center, pagaria no mínimo 70 euros por ela. Com a ajuda do João, foi plantado junto ao duche da piscina lá de casa. Estas plantas são excelentes, pois não necessitam de rega, e facilmente pegam de estaca em qualquer altura do ano. Mais um a juntar à enorme coleção deste tipo de agaves que tenho nos jardins.
Depois do "trabalho de plantar o agave", que tal uma voltinha de caiaque no rio Arade?
Foi o que aconteceu, com início no sítio conhecido como as "fontes de Estombar", local onde o maior lençol freático do Algarve debita água à superfície. E apesar deste ano estar a ser muito seco, a quantidade continua a ser impressionante, como pode ser constatado na última foto. Esta foi a primeira volta que fiz com esta "barca", mas as únicas "almitas" que encontrámos tinham penas, cegonhas, muitas cegonhas...
Este "sitio das fontes" em Estombar, é um local muito agradável para fazer piqueniques e passar o dia. E a existência de uma enorme represa de água doce cristalina, faz do local uma boa alternativa à praia.