terça-feira, 17 de julho de 2012

Caldas de Monchique e Picota










Eis uma boa alternativa à praia: um dia bem passado em Monchique. Com a intenção de almoçar algures na serra, ontem levei a minha família a dar um passeio nesta frondosa parte do Algarve, coisa rara no verão.
Pela manhã fomos observar algumas borboletas na Picota, um dos sítios mais belos desta serra, onde, nesta altura do ano, é muito fácil encontrar algumas das mais belas borboletas que existem por cá, especialmente duas delas: a borboleta rabo-de-andorinha (Ipliclides podalirius), uma das mais belas, e a borboleta dos medronheiros (Charaxes jasius), a nossa maior borboleta diurna em Portugal. É uma das poucas borboletas que, em vez do pólen de flores, prefere alimentar-se de fruta, sobretudo medronhos e figos.
Esta serra, de origem vulcânica, é ainda conhecida pelas suas fontes de água mineral e termas. Próximo da vila de Monchique, existe também a única pedreira de sienito, de onde é extraída uma rocha ornamental relativamente rara e semelhante ao granito. 
A última foto mostra uma das minhas "brincadeiras" deste verão, feitas num pedaço de sienito de Monchique. Este "passarolítico" foi talhado a partir de uma pedra de calçada, e já me estou a ver a encher o jardim com bandos deles...  ;-)

Deixo aqui uma sugestão: se puderem, façam uma visita ao sítio da Picota, onde poderão encontrar uma das mais interessantes paisagens do Algarve, vão ver que vale a pena!

3 comentários:

  1. Belas Rudbekias na 2a foto, Zé...nem sempre fáceis de encontrar entre nós. As borboletas são fantásticas também!

    ResponderEliminar
  2. Como sempre as fotografias são primorosas neste blog, mas as grandes estrelas são sem dúvida as borboletas. Admiro a tua paciência e a do Luís para conseguirem fotografar estas pequenas criaturas.

    abraços lisboetas

    ResponderEliminar