quarta-feira, 2 de maio de 2012

As mais bonitas flores de esteva...





Algo amarrotadas e de efémera existência, estas enormes flores de esteva (Cistus ladanifer) estão entre as minhas favoritas. Não sei quantas vezes já o disse aqui, mas nunca é de mais recordá-lo. E quando o intenso aroma a mel está associado às plantas, sobretudo após alguma chuva e algum calor, então, fico  encantado e nostálgico, recordando as minhas primeiras memórias das viagens ao Algarve. Bastava-me entrar na zona da serra, logo após o baixo Alentejo, onde esta planta é muito comum, e logo a minha mãe (uma filha do Algarve) dizia: "Já cheira ao Algarve..." 
E assim fiquei com a mais doce memória desta região, associada ao perfume que, generosamente, se liberta dos matos compostos por estevas. Se houve algo que contribuiu para que ficasse a residir por cá, esse algo passou por estes aromas, que nenhuma outra região do mundo, por onde andei e vivi, durante tantos anos, me proporcionou.
A caminhada de ontem passou por um dos percursos da Via Algarviana onde encontrei as maiores e mais belas flores que vi até hoje, e isso talvez explique a quantidade de vezes que parei para fotografá-las, a maioria das 524 fotos que tirei... 
Fica aqui o meu tributo às flores da esteva do reino dos Algarves, o que, por si só, seria capaz de me fazer voltar a percorrer os 30 km do percurso.

6 comentários:

  1. Caro Zé Julio,
    quero desde já dar-lhe os parabens pelo fantastico blog.
    Eu vivo em Lisboa mas os meus pais tem um casa com um pequeno terreno na costa vicentina e eu gostaria de arranja um exemplar de cada especie de pitaya ( amarela / vermelha de polpa branca e vermelha de polpa vermelha ), gostaria de saber se me pode ajudar a obter alguns desses exemplares , sobretudo da amarela.
    O meu email é : nuno.bochinha@gmail.com ou nftbochinha@hotmail.com .
    Sem outro assunto,
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O seu blog é...nem sei o que dizer! O seu blog é magnífico, excelente, óptimo, nota 20, maravilhoso etc etc etc...
    Parabéns, adoro passar aqui

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé, bonitas flores a da esteva. Realmente é uma planta que deita um odor inconfundivel, e na zona do Barlavento quando está Levante e começa-se a sentir o odor delas, na costa sul, já se sabe que está virando para o vento Norte.
    "Norte Esperto Levante certo" o contrário do afirmado anteriormente. Coisas do Povo.
    Um abraço
    Moreno

    ResponderEliminar
  4. Epah, enormes...do tamanho da palma de uma mão? Nunca tinha visto um Cistus com flores tão grandes. Incrivelmente belo!

    ResponderEliminar
  5. Bonito texto, zé Júlio, muito bem escrito e sentido.

    Também eu fiquei contagiado por este teu interesse pelas Estevas, mas tonto, fui tentar arrancar uma do solo nesta altura do ano e transpalanta-la para o quintal do Manel. Parece que a altura não podia ser pior. Terei que esperar pelo fim do Verão ou início do Outono para pegar um pé tirado da natureza.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Sr Luis o melhor é apanhá-las no inverno e com terra, ou apanhar sementes no verão e semeá-las, nesta altura já não dá o tempo vai ficando seco e quente.
    Moreno

    ResponderEliminar