segunda-feira, 7 de maio de 2012

De Messines até Silves, 1ª parte











Ontem percorremos mais um setor da Via Algarviana,  com um total de 27 km. O local de encontro, e início de caminhada, foi na vila de S. Bartolomeu de Messimes, de onde são as fotos que mostro hoje. Esta vila ainda possui, na avenida principal, algumas belas casas burguesas construídas entre o final de séc. XIX e princípio do séc. XX. A Messines ficou associada a indústria das mós em grés, sobretudo as que se destinavam a afiar facas, tesouras e espadas. Muitas são as pequenas pedreiras já desativadas, que ainda hoje podemos encontrar  nas suas redondezas. Também é de referir que é a terra natal de João de Deus, poeta e pedagogo do séc. XIX.
Chamo a atenção para mais 4 belos exemplares de chaminés algarvias, construídas no final de séc. XIX.

2 comentários:

  1. Abismado!
    Ainda não vai ser este ano que irei ao Algarve. Quando tiver oportunidade porém, é este Algarve que quero conhecer.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se as fotografias são tuas ou do Luís, mas desta vez esmeraram-se. São de cortar a respiração. Os pormenores arquitectónicos são fotogrados sempre de angulos surpreendentes e depois há sempre a presença eternecedora dos animais, neste caso das andorinhas, que é sempre uma marca do teu blog, tal como os muros em pedra.

    Era este o cartaz turístico sobre o Algarve ou Portugal que eu imagino que deveria ser feito. Já está toda a gente farta das fotos dos resorts, dos campos de golfs e das piscinas rodeadas de palmeiras e de muita torre de apartamentos.

    Abraços

    Luís

    ResponderEliminar