quinta-feira, 24 de maio de 2012

Limpeza de mosaicos hidráulicos




Se há algo que gosto de usar em pavimentos exteriores, são os velhos mosaicos hidráulicos que outrora eram usados nas casas algarvias, mas não só. Tenho recolhido muitos mosaicos em demolições e entulhos, pois acho que são uma excelente opção, quando combinados com a tijoleira manual feita em Santa Catarina, no concelho de Tavira. 
Pois bem, hoje deixo aqui mais uma dica: desta vez sobre como recuperar algum do brilho e das cores tão característicos destes mosaicos. Para isso, basta usar uma lixadeira e uma lixa para pedra. Rapidamente mudam de aspeto, como pode ser constatado pelas fotos. Este novo pavimento irá fazer a ligação do muro  que construí, ao pavimento da pergola já existente.
Deixo-vos com uma foto das primeiras flores do ano do jacarandá da Catita, dado que maio é o mês da floração destas árvores.

3 comentários:

  1. Caro Zé Júlio,
    Gostei muito de ver a forma como aproveita os velhos mosaicos hidráulicos e agradeço-lhe ter partilhado aqui o processo de lhes devolver cor e brilho.
    Também fiquei encantada com a flor do jacarandá, como me encantam outras flores que tem mostrado, por exemplo os rododendros ou loendros selvagens e a peónias também selvagens iguais às que tenho no jardim.
    Já agora aproveito para lhe falar de uma reserva de loendros(chama-se assim mas são os mesmos rododendros que aqui mostrou num post anterior) numa encosta da Serra do Caramulo, perto da A25.
    Vale a pena ir lá à descoberta.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Perto de Fronteira, há uma estação de caminho-de-ferro abandonada (em Portugal, abandonámos este meio transporte pouco poluente em favor das autoestradas) ainda com o pavimento de mosaicos hidraúlicos, que uma dor de alma ver aquilo.

    A minha casa também teve mosaicos hidráulicos, mas quando fizeram obras no apartamento puseram aqueles azulejos grandalhões, tipo porcelanosa, que a Isabel Presley, ex-Iglésias, anunciava na Hola! Enfim, um lixo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por me ter levado a procurar o modo de fabrico destes mosaicos - intrigou-me o exemplo da sua limpeza...
    Bom, já agora obrigada pelo Blog; como transforma em obras de arte "tudo em que toca", a fotografia excepcional, a essência do Algarve profundo..., enfim um gosto visitá-lo.

    ResponderEliminar