quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Comportamento das plantas ao longo do ano










Vivendo no Sul do país, onde a chuva não abunda, tento ser sempre bastante responsável em relação ao consumo de água. Por essa razão, como já tenho vindo a referir, optei por construir um jardim xerófilo à base de plantas suculentas, aromáticas e plantas de bolbo. 
Claro que, nesta altura do ano em que a seca é extrema, e apesar de alguma rega que faço, o jardim está uma sombra  do que é habitualmente. E por mais que eu diga, a quem me visita, que o jardim é muito florido durante o resto do ano, sobretudo a quem não conhece a natureza das plantas, acham que eu estou a brincar com elas... A minha sorte são as muitas fotos que vou tirando ao longo do ano, e que servem de prova. Felizmente, a Catita conta com as cores fortes da floração das buganvílias, e que  se mantém durante uma grande parte do ano.
Pessoalmente, gosto de acompanhar a transformação do jardim e assistir ao milagre da vida, e isso pode ser visto nestas várias colagens, que mostram a mesma suculenta no verão e no inverno. Por vezes, difícil é imaginar que se trata da mesma planta.
Já fui acusado de tratar mal as minhas plantas, não as regando, mas a única coisa que faço é copiar os ensinamentos da mãe natureza...

1 comentário:

  1. Adoro suculentas, e as suas estão especialmente belas. Eu recentemente desisiti de tentar ter plantas na minha varanda, pois chega o verão, e com o calor, por mais que eu tente, morrem todas, até as tropicais.
    Este ano, comprei vários vasos de suculentas variadas, e espero que estas sobrevivam ao próximo verão. Se der certo, ficarei realizado.
    abraços!

    ResponderEliminar