Estas fotos foram tiradas no interior do Algarve, próximo de Messines, em terrenos de terra vermelha argilosa e muita pedra, abandonados há muito pelos agricultores, e que está localizada entre o litoral e a serra algarvia a norte. Todos os anos, por esta altura, estes campos e matos ficam "salpicados" por estas delicadas maravilhas da natureza e que aqui, pelos Algarves, são conhecidos por Maios. Durante metade do ano, esta planta está como que adormecida debaixo da terra em forma de bolbo, o que acontece durante os meses seguintes à floração, e até às primeiras chuvas no Outono. No seu habitat é muito raro verem-se em grupos, o mais comum é encontrá-los isolados e bastante espalhados. Este lírio (Iris xiphium) é endémico da Península Ibérica, e bastante adaptado às secas mas pouco conhecido e cultivado por cá.
Acho que sou um respigador moderno... Não tenho uma profissão definida, não tenho colegas de trabalho, e vivo dos pequenos prazeres do dia-a-dia, difíceis de explicar. Tudo o que faço é feito com paixão e total entrega àquilo que, para muitos, não tem qualquer valor. Gosto de criar os meus jardins secretos, reciclando, sempre que possível, plantas e outras coisas que vou encontrando no meu caminho. Agradeço a visita daqueles que queiram partilhar das minhas paixões...
Once again, glad to visit your postings. Nice photos. My Iris are just breaking the ground, a few weeks before I see any buds. Today, 6-9 inches of more snow. When will this Winter ever end?
ResponderEliminar