segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estranha prática agrícola ...

1
2
3
4

Este é o mês de "tocar as figueiras". É mais uma das tradições algarvias associada, neste caso, à produção de figos, que tem tanto de estranho como de fascinante, e parece que ninguém sabe ao certo como e onde começou. A prática consiste em apanhar os figos quase maduros de uma figueira "toque", para ajudar na produção de melhores figos.
Esta variedade de figueira, cujo fruto não é comestível, apenas é mantida, a meu ver, por fazer parte desta tradição muito antiga, de ajudar ao crescimento dos frutos das outras figueiras, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro. Os seus figos são portadores de uma preciosa carga: ovos depositados dentro dos figos por uma espécie de mosquitos que, na altura certa, eclodem (foto 3), e os novos insectos procuram de imediato novos figos em formação, para garantirem uma nova geração (foto 4). O pequeno insecto tem cerca de 1 milímetro de tamanho...
Segundo parece, o minúsculo mosquito, ao depositar os seus ovos em figos no início do seu crescimento, não só faz com que este cresça mais, como fique ainda mais doce. Antes deste figo estar maduro, os insectos voltam a sair e procuram mais uma vez os figos da figueira "toque", para assim sobreviverem aos meses mais húmidos. Durante muito tempo, pensei tratar-se de um mito, mas este ano revolvi investigar o pouco que se sabe sobre tudo isto, e acabei por também "tocar" as figueiras da Catita. Confesso que gosto de tradições...

6 comentários:

  1. Caro Zé Júlio,

    A tradição não é tão estranha quanto parece, e a explicação é totalmente científica. Passo a explicar: A figueira é uma árvore dióica (existe uma figueira que produz flores macho e uma planta que produz flores fémea). A figueira que dá flores fémea produz os frutos/flores comestíveis. A figueira de "toque" é uma figueira macho, que só serve para polinizar, já que a sua flor/fruto não é comestível.
    Quando comemos figos que não foram polinizados geralmente são mais pequenos e menos doces, porque se desenvolveram por partenocarpia (não houve fecundação). Posso-lhe acrescentar que em conversa com a minha mulher que é tunisina ela me contou que é frenquente nos mercados na Tunisia encontrar colares (um arame circular onde se enfiam os figos de "toque" machos) à venda nos mercados, uma vez que quase todas as pessoas têm uma figueira fémea no jardim e por isso necessitam polinizar os seus figos fémea recorrendo para isso aos "colares" que compram no mercado.
    Quanto aos mosquitos, estes são os agentes polinizadores no caso das figueiras...(risos) , quando comemos figos na verdade estamos a comer umas dezenas ovos de estes insectos.

    Espero que goste desta pequena história...pois tal como você... adoro o mundo da botânica e as praticas culturais que lhe estão associadas.

    Bem haja

    Daniel Feliciano

    ResponderEliminar
  2. Daniel, muito obrigado por toda esta informação. Há muito que suspeito que esta tradição possa ter algo a haver com a cultura Árabe e penso também, que o Algarve é a única região do país que pratica esta técnica.

    ResponderEliminar
  3. Eu metido no meu acanhado apartamento lisboeta vou seguindo com alguma inveja os vossos caminhos pela natureza, cada vez mais fascinado.

    ResponderEliminar
  4. E eu por vezes, a precisar de um ajudante....

    ResponderEliminar
  5. lololol

    olhe que se não fosse funcionário público, n estivesse a pagar uma casa, se n tivesse filhos menores, partiria para o campo. Enfim, todos temos a nostalgia de um tempo ancestral, em que a maioria da população era camponesa

    ResponderEliminar
  6. olá
    Tenho uma pequena figueira que plantei este inverno e que agora tem já 3 figos. Falaram-me no tal toque que seria necessário fazer e foi assim que descobri o seu blog. No entanto e a pesar da informação interessante, não entendi o que devo fazer......onde se podem encontrar essas figueiras de toque? como se reconhecem as figueiras macho das femeas? se puder partilhar mais agradeço. Cumprimentos Alexandra

    ResponderEliminar