quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os primeiros figos do ano



Conhecidos vulgarmente como figos de São João, e sendo os primeiros do ano, há muito que são desejados pelos amantes de figos, como é o meu caso, e durante os últimos dias, tenho saído da cama com vontade de os comer.... Se pudesse, gostava de os partilhar com os seguidores deste blog. Uma curiosidade: esta figueira produz agora estes enormes frutos, e em Agosto produz novamente mas, desta vez, frutos mais pequenos e mais doces.

4 comentários:

  1. Lindos frutos de uma das minhas frutas preferidas. Mas, afinal, de qual fruta é que eu não gosto?

    ResponderEliminar
  2. No meu quintal alentejano tenho efectivamente uma figueira que a antiga dona me referiu serem de figos de S. João.
    Na altura não entendi muito bem o que isso significava, agora começo a entender, pois os figos já estão grandes e começam a ter alguma cor, mas, como estou mais a Norte, próximo de Estremoz, estes ainda estão mais atrasados que aí no Algarve.
    Facto que, aliás, vem sucedendo igualmente com outras plantas que aqui vem apresentando, como foi o caso das açucenas, por exemplo, as quais nem sequer sabia que o eram ... via umas hastes enormes de um verde claro e com uns botões na ponta, mas não fazia ideia. Quando floriram fiquei pasmado com a beleza e o aroma, o qual se intensificava à noite.
    Quer dizer que daqui a uma ou duas semanas também me irei deliciar com os belos figos da figueira do quintal. E ir-se-á repetir em Agosto! Melhor ainda!
    Boas notícias que me trouxe! Bem-haja!
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá Manel. Todas as figueiras que produzem figos nesta altura do ano, são conhecidas por S. João, e só no Algarve, já identifiquei umas quantas. Penso que só algumas conseguem produzir fruto duas vezes por ano, e é muito provável que isso se deva ao clima. Por isso, vamos ver se essa figueira é em tudo semelhante a estas do Sul. Há sempre a hipótese de enxertar alguns ramos da mesma árvore com outras variedades.

    ResponderEliminar
  4. já aprendi que quando o Zé Júlio anuncia a floração ou o fruto de alguma planta, esse fenómeno produz-se no quintal do Manel umas duas semanas depois. Já vi que este blog vai ser uma espécie de borda d'água cibernético. lol

    Abraços

    ResponderEliminar