quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os primeiros figos do ano



Conhecidos vulgarmente como figos de São João, e sendo os primeiros do ano, há muito que são desejados pelos amantes de figos, como é o meu caso, e durante os últimos dias, tenho saído da cama com vontade de os comer.... Se pudesse, gostava de os partilhar com os seguidores deste blog. Uma curiosidade: esta figueira produz agora estes enormes frutos, e em Agosto produz novamente mas, desta vez, frutos mais pequenos e mais doces.

17 comentários:

  1. Lindos frutos de uma das minhas frutas preferidas. Mas, afinal, de qual fruta é que eu não gosto?

    ResponderEliminar
  2. No meu quintal alentejano tenho efectivamente uma figueira que a antiga dona me referiu serem de figos de S. João.
    Na altura não entendi muito bem o que isso significava, agora começo a entender, pois os figos já estão grandes e começam a ter alguma cor, mas, como estou mais a Norte, próximo de Estremoz, estes ainda estão mais atrasados que aí no Algarve.
    Facto que, aliás, vem sucedendo igualmente com outras plantas que aqui vem apresentando, como foi o caso das açucenas, por exemplo, as quais nem sequer sabia que o eram ... via umas hastes enormes de um verde claro e com uns botões na ponta, mas não fazia ideia. Quando floriram fiquei pasmado com a beleza e o aroma, o qual se intensificava à noite.
    Quer dizer que daqui a uma ou duas semanas também me irei deliciar com os belos figos da figueira do quintal. E ir-se-á repetir em Agosto! Melhor ainda!
    Boas notícias que me trouxe! Bem-haja!
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá Manel. Todas as figueiras que produzem figos nesta altura do ano, são conhecidas por S. João, e só no Algarve, já identifiquei umas quantas. Penso que só algumas conseguem produzir fruto duas vezes por ano, e é muito provável que isso se deva ao clima. Por isso, vamos ver se essa figueira é em tudo semelhante a estas do Sul. Há sempre a hipótese de enxertar alguns ramos da mesma árvore com outras variedades.

    ResponderEliminar
  4. já aprendi que quando o Zé Júlio anuncia a floração ou o fruto de alguma planta, esse fenómeno produz-se no quintal do Manel umas duas semanas depois. Já vi que este blog vai ser uma espécie de borda d'água cibernético. lol

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Com a riqueza de variedades tradicionais que (ainda) há no nosso país é uma pena que quase ninguém saiba os seus nomes. E é mais pena ainda que não troquem estacas de uma planta abençoada que dá fruta em abundância, não é exigente em solos e pega (enraíza) facilmente.

    ResponderEliminar
  6. Estou muito interessado em 1 ou 2 estacas desta figueira de São Joao. Seria possível arranjar?

    Parabéns pelo Blog.

    cmpts
    P.Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Boas!Como sou apaixonado por figos e encontrei este blog nao vou deixar de opinar também . Eu por acaso sei os nomes da maioría das nossas variedades ,.porque tenho mais de 120 variedades de todo mundo plantadas na minha quinta .
    Só Portuguesas que produzem lampos por volta do Sao joao temos várias ,Sao Joao Branco ,Sao Joao preto ,Princesa ,Maia Lampeira [foto acima] temporao branco etc etc.A grande parte delas sao do grupo S.Pedro e outras do Grupo Cachopo já que as dos Grupo Comum só dao uma camada de vindimos mais tarde da qual pertence por exemplo a Pingo De Mel com inicio em Agosto .
    Temos ainda outro grupo Smyrna que tem de ser caprificados pelos caprifigos
    para ir avante ou caiem por terra .Cada um destes Grupos de Figueiras tem dezenas de variedades conhecidas ,especialmente no Algarve que devem ser catalogadas para nao terminarem extintas e eu e mais dois amigos estamos a tentar propagar algumas Portuguesas já algo raras de todo país ,especialmente Algarvias .Parabéns pelo blog .Luís [ Figo Rei ]

    ResponderEliminar
  8. Aproveito este painel para cumprimentar o Sr Luis aka "figo Rei" (de Coimbra penso eu..) pois pelo que eu tenho lido e relido, é um verdadeiro expert nesta matéria de variedades de figos e cultivares de figueira.
    Parabéns pelo projecto de propagação das variedades portuguesas pois me parece uma muito louvável iniciativa no sentido da preservação da flora frutal nativa de Portugal e à qual infelizmente não damos o devido valor. !!!
    Veja-se o que os americanos e franceses fizeram com as variedades de figueiras que recolheram em todo o mundo e a sua renomeação imediata, fazendo delas variedades locais, denominando origens para essas variedades e explorando comercialmente essa situação.
    Em Portugal existe, por assim dizer, o "paraiso para as figueiras"; é a região do Algarve. Pois é !! O "Reino do Oeste" tem provavelmente as melhores condições de solo e climáticas do mundo para a cultura das figueiras. No entanto o custo da mão de obra e a concorrência turca e do Magreb têm deixado cair a cultura desta fruta e muitas variedades se vão perdendo. Mais uma vez os meus parabéns pela sua iniciativa.
    Eu estou a fazer o mesmo na minha região entre Beira Alta e Alto Douro, recolhendo estacas e variedades que só já os mais velhos se lembram do nome; os "Corigos", os de "Carlão", o "Pretinho de São Gens". Além disso estou inventariando e fotografando na minha zona os fornos de secagem tipicos e quasi todos em ruínas. Reconstrui 2 deles numa propriedade dos meus pais. Pelo menos fica a memória de um tempo em que os figos eram uma importante ajuda na economia familiar lá no Norte... "Quando o pão era pouco..." como diz a minha mãe.
    O mesmo fizeram em Alijó e Trás os Montes (ver interessante artigo em: https://museudamemoriarural.pt/wp-content/uploads/2019/05/os-fornos-de-secar-figos-da-Terra-Quente-Transmontana.pdf)

    os meus cumprimentos
    Paulo Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá , sou de Gondomar Porto e gosto muito de figos, e estou afazer um pomar em que gostaria de ter variedades regionais de figueiras tenho tido amigos que me tem arranjado umas estacas mas gostava de ter mais variedades e nos viveiros não consigo encontrar variedades regionais será que o senhor me poderia arranjar umas estacas para eu enrizar ? leonel.sousaneves@gmail.com
      Obrigado

      Eliminar
  9. Sr Paulo Oliveira ,grato pelas suas palavras e cumprimentos reciprocos , fico contente em saber que também gosta e tem interesse pelas arvores do paraíso .
    Fico igualmente contente em saber que está também a fazer trabalho e pesquiza na recolha de variadades locais .
    Se por acaso ler esta mensagem e estiver interessado em estacas de figueiras nacionais ou estrangeiras [também tenho a var. acima ] pode contar comigo ,teremos de juntar esforcos para manter as nossas melhores variedades para futuras geracoes ,porque no que toca a figueiras temos das melhores que existe e algumas já mundialmente conhecidas.
    .Cordeais cumprimentos ,Luís [ Figo Rei]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Sr Rei; não sou o Sr Paulo, mas sim , o Sr Álvaro de Coimbra, Venho por este meio, pedir-lhe umas informações sobre as figueiras do cedo,as de São João que se dão bem aqui na zona centro; gostava de comprar três figueiras de variedade diferentes do cedo.Por acaso o Sr tem há venda algumas variedades em vaso?? Pois como já tenho a,Pingo de mel, a bebera preta, a capa negra, gostava também de ter essas variedades..Junto lhe envio o meu E-mail , alvarogarrido@live.com.pt,caso esteja interessado em me responder.Atento a sua resposta , Receba os meus cumprimentos.

      Eliminar
    2. Boa tarde Sr Alvaro ,desculpe só agora voltar aquí e responder ,vou entrar em contacto com sr por email para assim lhe poder falar melhor sobre as variedades de Sao Joao .Grato pela atencao e cumprimentos .Luis

      Eliminar
    3. Pesquisa e não pesquiza peço desculpa mas adoro a nossa língua tal como adoro figos ��, vivo em Lisboa mas temos uma figueira num pequeno largo, é de todos. Eu e uma vizinha é que os disputamos. Felizmente somos só nós. ����

      Eliminar
  10. Olá Sr Luis,
    meu email: nop33470 at gmail.com

    cmpts
    p.oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Tenho uma figueira. Como estava a ficar com ramos muito altos, fiz uma poda cortando alguns galhos. Acontece que na Primavera começaram a aparecer os novos rebentos só que não têm fruto.
      Agradeço se me derem algum a informação o porquê de não ter figos, ou se ainda irão nascer. Os novos rebentos já têm mais 50 cm.

      Eliminar
    2. os figos lampos só aparecem na madeira velha , isto é , do ano anterior. Se podou esses ramos, é natural que não haja fruto... Todavia deverão aparecer figos vindimos ) para colher em setembro ( que deverão vingar se a sua figueira não for do tipo San Pedro, isto é, precisar de polenização com figos de figueira macho ( figos de "toque") .
      cmpts,
      p.oliveira

      Eliminar
  11. Olá boa tarde Sr Paulo Oliveira desculpe só agora responder ,vou entrar em contacto consigo pelo email que disponibiliza ,Grato e cumprimentos .

    ResponderEliminar