sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O gaimãozinho e o jardim do Ludgero








O pequeno gaimão (asphodelus tenuifolius) já está em flor. Esta pequena planta bulbosa é muito comum no Algarve, e parece gostar muito da beira das estradas. Cada vez mais aproveito aquilo que por cá é natural, e talvez banal, transplantando, sempre que posso, alguns exemplares para o jardins que faço. Por um lado, tenho um enorme prazer em mostrar os enquadramentos que crio para elas e, por outro, tento mostrar, a quem nos visita de outras regiões do mundo, aquilo que de melhor a nossa flora tem para mostrar. Há cada vez mais turistas que procuram conhecer aquilo que Portugal tem de diferente dos demais. Por vezes, até eu fico admirado com o aspeto que estas plantas adquirem quando transplantadas.
No caso desta planta, que normalmente seca com os dias mais quentes nos finais da primavera, voltando a ter folhas verdes com as primeiras chuvas e floração no inverno, constatei que se for plantada junto à água (como aconteceu com as primeiras, que levei para junto do lago da Catita), não só se mantém sempre verde, como produz floração ao longo do ano. Fiquei ainda mais fã do pequeno gaimão, também conhecido, por alguns, como abrótea!

Por fim, o antes e o durante da construção do jardim do nosso amigo Ludgero, no dia em que esperávamos o "terrível" frio da Sibéria... E, como sempre, acabei a transpirar em bica... Meus amigos, isto é trabalho que aquece muito!

1 comentário:

  1. Grata surpresa!!! Teu blog é divino!!! Tem especial energia, percebe-se logo ao chegar... e dá vontade de bisbilhotar tudo... tudo é lindo!!! Não particularizarei nada porque amei tuuuuudo!!!Virei mais vezes, se assim permitires, porque é o tipo de vista e som também que alegram a alma... Vem me visitar, quando puderes, se quiseres... Tenho um humilde, mas sincero blog, que tenta expressar um pouco de poesia desde Pelotas, RS, Brasil maudepoesia.blogspot.com Abraço! Vera

    ResponderEliminar