segunda-feira, 2 de julho de 2012

Árvores da Austrália







Nos últimos anos, têm sido introduzidas nos jardim algarvios muitas plantas e árvores que, até então, só existiam nos principais jardins botânicos, o que fazia com que poucas pessoas as conhecessem. É o caso destas três árvores originárias da Austrália, e que neste momento estão em plena floração. 
A primeira, e talvez a mais curiosa, é conhecida como árvore do fogo (Brachychiton acerifolius), com flores semelhantes a sinos. 
As árvores seguintes, são eucaliptos de crescimento lento, e graças à sua floração, são conhecidos por cá como "eucaliptos de jardim", e é fácil de perceber o porquê. Tratam-se de Eucalyptus ficifolia, e o de flor branca é mais raro de encontrar.
Pela facilidade com que crescem por cá, são uma excelente opção para os nossos jardins, dando-lhes um ar mais exótico. Para quem já tem um eucalipto comum no jardim, pode sempre enxertá-lo com estas variedades.

6 comentários:

  1. Olá Zé, árvores lindíssimas sem duvida...mas eu tenho uma relação muito difícil com espécies exóticas, em especial com eucaliptos. Acho que o se fez em Portugal com as plantações em massa de eucaliptos foi, talvez, um dos maiores crimes ambientais jamais cometidos em toda a Europa. Espanha tenta eliminar esta praga a todo o custo, tal como a das acácias, em Portugal nada se faz. Pelo contrario continua-se a Plantar. O que acontece é que estas espécies como o Eucalipto e Acácias eliminam qualquer competição das nossas autóctones, destroem os solos e disseminam-se rapidamente. Quando se olha para o solo num pé de um eucalipto verifica-se que nada mais cresce à sua volta. Ha que resistir a estas exóticas, embora sejam muito bonitas, sem duvida...Portugal é o único país da Europa que mantém o eucalipto, está ainda por revelar o quanto isso tem contribuído para alteração climática, desertificação e destruição dos solos...ainda por cima quando nos temos árvores nativas tão belas, enfim...desculpa o desabafo! :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro Eucalyptus ficifolia. Eles alinharam as ruas onde eu morava em San Francisco, Califórnia, há vinte anos.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha visto tamanha beleza. obrigado por compartilhar.
    abraços

    ResponderEliminar
  4. Boas amigo Zé!

    Tenho um problema com um eucalipto que plantei há uns 10 anos, que actualmente está enorme, e que nesta altura do ano "chupa-me" a água toda do jardim. As suas raízes superficiais são realmente muito agressivas criando "teias" nos canteiros mais próximos, e competindo intensamente com as outras plantas. Mesmo a mais de 20m a sua influência é enorme.
    No entanto a imponência da árvore e a sua beleza já fazem parte da identidade da quinta.
    Quanto esses eucaliptos de jardim, acho-os realmente espectaculares, e penso que quando cultivados em jardim até são de louvar. Quanto às plantações em massa aí a conversa é outra.
    Tenho a ideia que nem todas as espécies de eucalipto têm a mesma agressividade, e estas espécies de jardim até parecem uma opção bastante "catita" para um jardim colorido e exótico.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,

      Infelizmente, precisamos destas árvores para uma auto-suficiência relativa a papel, para além da enorme quantidade de carbono que uma plantação de eucaliptos pode reter.
      Sou da opinião de que se somos consumidores de matérias primas, temos também que sofrer algo. É possível uma plantação deste tipo de árvore bem planeada, de forma a minimizar os seus impactos.
      Existem mais de 600 espécies de eucaliptos na Austrália, e os mais ornamentais normalmente nem são os mais agressivos. Mas é claro que a "agressividade" deles, ou de outras árvores, depende sempre do local onde são plantados.
      Por mim, prefiro ter alguma árvore a nenhuma, e normalmente começo por encher o mais possível um espaço com plantas e árvores, e ao longo dos anos vou cortando e selecionando aquilo que poderá estar a mais, garantindo sempre muita sombra no jardim e uma redução no número de regas.

      Um abraço de Alcantarilha

      Eliminar
  5. Realmente impresionantes,desconocía eses eucaliptos, dónde eu vivo,hay eucaliptos común,e as femias que tenhen floraçao,pero non é tán espectacular

    ResponderEliminar