quinta-feira, 26 de julho de 2012

Julho na Catita







Julho é o mês em que os loendros carregam de flor, as uvas mudam de cor e tornam-se mais doces, algumas das yucas produzem enormes cachos de flores brancas, a alfarroba e as amêndoas ficam prontas para serem apanhadas e guardadas.
Este ano, e pela primeira vez, experimentei enxertar um ramo de um loendro e esta semana verifiquei que o enxerto tinha pegado. Pegando na minha ideia de enxertar uma figueira com as variedades todas existentes no Algarve, acho que irei fazer o mesmo com o loendro e, assim, tentar ter o máximo de cores num único pé. Acho que é uma boa solução quando existe falta de espaço no jardim.
Algo que ainda decora o jardim é o agave attenuata,  e a sua enorme eflorescência, que já mostrei no blog, e que deu origem a centenas de jovens plantas. Estas plantas, com o crescimento, criam pequenas raízes, preparando-se para enraizar assim que caírem. Acho incrível esta relação entre a planta mãe e as jovens plantas, que só começam a cair quando a mãe morrer, e a seiva deixar de correr, cortando-se, desta forma, o elo "umbilical"...
Estes novos agaves estão prontos para viajar para outras paragens, por isso, se alguém passar pelo Algarve e quiser alguns, é só avisar!

6 comentários:

  1. Senti necessidade de lhe agradecer o misto de emoções que o seu blog me tem proporcionado. Através da sua objectiva tudo tem mais cor. Emocionei-me ao ver paisagens que de outra forma me passaram despercebidas. Recordei, com muita saudade, a infância feliz que vivi perto de uma serra com dedaleiras que nunca mais encontrei a não ser aqui. Aprendi consigo um monte de coisas novas e aplico muitas das suas ideias no meu jardim. O Zé Júlio é uma fonte de inspiração pois essa sua paixão pelas pequenas coisas do dia-a-dia é contagiante. Fico feliz por saber que tem alguém especial que, muitas vezes atrás da câmara, partilha consigo essa paixão. Peço-lhe que continue. Eu prometo continuar a visitá-lo diariamente. Obrigada pelas emoções, pelas ideias, pelo conhecimento, pelas memórias, por tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zélia!

      Se há alguém que tem que agradecer, sou eu. Ao saber através do blog que posso partilhar o meu mundo "encantado" com alguém desse lado, deixa-me muito feliz.
      Mesmo que não responda à maioria dos comentários aqui deixados, confesso que são esses mesmos comentários dos seguidores que fazem com que o blog se mantenha e se renove.

      Bem haja e beijinhos algarvios

      Eliminar
  2. Olá!
    tudo muito lindo poraqui!
    lindo fim de semana.
    abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenita...

      Como sempre, simpática com os seus comentários ao quais raramente
      respondo...peço desculpa mas gostaria que soubesse que é muito querida por aqui.

      Abraços Julianos

      Eliminar
  3. Very impressed with your oleander as mine are never with so many blooms. Your grape vine is very productive with luscious fruits.

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro passear por aqui. Me aquece a alma!

    ResponderEliminar