terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Algarve em flor


Este é um cenário ligado a uma imagem bucólica do Algarve, com as suas casas brancas, os campos verdejantes, salpicados de amendoeiras em flor, perfeitos bouquets, do rosa intenso ao branco puro. Uma curiosidade: lembro-me do meu avô dizer que a amêndoa amarga (fruto de amendoeiras que nunca foram enxertadas) estava, normalmente, associada à flor rosa suave, e o rosa mais intenso estava associado à chamada "amêndoa de coco", que tem como característica principal uma casca mole, que era facilmente quebrada entre dois dedos. Esta última, infelizmente, já dificilmente se encontra.
Mas este é, também, e cada vez mais, um cenário que corre riscos de extinção... As gerações que, durante séculos, cuidaram e substituíram as amendoeiras não têm encontrado substitutos à altura. Neste momento, o mercado está mesmo a ser invadido por amêndoas de outras paragens mais em conta, por exemplo, a Califórnia! E é com estas importações que se mantêm as tradições doceiras do Algarve, ou melhor, do Allgarve...

1 comentário:

  1. Olá,Zé júlio!
    Que lindas estas imagens das amendoeiras em flor! Nunca as vi antes...Estivemos em Portugal durante o outono, já há mais de 15 anos atrás. Espero ir um dia até o Algarve para ver este belíssimo espetáculo... Uma maravilha da natureza!
    Sinto muito que até elas estejam ameaçadas...Aqui no Brasil, infelizmente, muitas outras árvores estão passando por isso também. Eu fiz até um post sobre o nosso famoso pau brasil, que deu origem ao nome de nosso país,e que atualmente se encontra na lista das espécies botânicas em situação de perigo...Uma tristeza! Sabe, Zé Júlio,a nossa mata atlântica,por exemplo, que cobria toda a parte de terra litorânea brasileira está desaparecendo...Só existe atualmente 9% do tamanho natural! É uma situação absurda... Espero realmente que mais pessoas se conscientizem da necessidade da preservação da natureza... E como bióloga, não posso me calar jamais com o descaso com que a nossa biodiversidade é tratada.
    Mas apesar de tudo, sonho com dias melhores para o nosso planeta e um futuro mais ecologicamente equilibrado para as futuras gerações...Dias de mais tranquilidade para o pau brasil e suas "primas" amendoeiras do algarve!
    Lindo o seu post...Parabéns e obrigada por sua tão simpática e gentil visita ao meu singelo blog...
    O meu abraço brasileiro pra ti!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderEliminar