sábado, 30 de abril de 2011

Foto do dia: dedaleira


A Dedaleira (Digitalis purpurea L.) é uma planta originária da Europa, e mais uma que considero bastante ornamental, com tons que vão do branco ao rosa mais forte, como a da foto. E tem uma curiosidade interessante, que a torna numa planta teimosa: se, por acaso, a sua inflorescência for cortada antes dela terminar o seu ciclo, volta a reflorescer para poder perpetuar-se!

6 comentários:

  1. Eu gosta esta flor muito. Esta primaveira seria a primera vez que eu intento sembrarla.

    ResponderEliminar
  2. Pergunto-me sempre qual será a sua formação? Botânico, arquitecto paisagista ou um simples e curioso amante da natureza?

    ResponderEliminar
  3. Bom dia luis. Acho que nem eu sei o que sou. abraço

    ResponderEliminar
  4. Desculpe-me se fui curioso, mas talvez por ser de uma área ligada à história e ter passado metade da minha vida em repartições públicas, em bibliotecas, arquivos ou em frente a computadores me supreenda com pessoas como o Zé Júlio, que conheçam tão bem a natureza

    ResponderEliminar
  5. Olá Luís, não tem que pedir pela sua curiosidade. Tenho sempre muita dificuldade para explicar o que faço, o que sei fazer e qual é a minha profissão. Em quase tudo, acho que sou um autodidacta sem formação académica, e alguém com sentido estético e crítico que dificilmente consegue delegar tarefas a outros, pois tiro prazer em tudo o que faço. Abraço e um bom fim de semana. A mensagem do Manel deixou-me sem palavras, mas curioso sobro o projecto também. Há fotos disponíveis?
    Abraço para ele também

    ResponderEliminar
  6. Descobri o seu blogue hoje, através do "Velharias" do Luis. Os seus "interesses" coincidem, também, com os meus e por essa razão inclui-o nos meus favoritos.
    Por essa razão e, por outra, é que vivo em Sintra.
    Hoje estive no Convento dos Capuchos e, as dedaleiras côr de rosa espreitavam entre os verdes por todo o lado. Ia gostar de ver, concerteza.

    ResponderEliminar