quarta-feira, 6 de abril de 2011

O boticário de Catita


Para muitos, são apenas ervas daninhas que crescem um pouco por todo o lado, e para mim, fazem parte de um conhecimento medicinal usado desde sempre pelo homem, e que me foi passado pelos meus avós. Estas são apenas algumas das plantas que, neste momento, estão em flor na Catita, e que fazem parte do grupo das plantas medicinais que ai podem ser encontradas ao longo do ano. E como a maioria é anual, nunca sei onde vão surgir no ano seguinte, o que torna difícil e sua identificação nas primeiras semanas após a germinação e, claro, muitas vezes são arrancadas juntamente com  as outras ervas... Um outro aproveitamento que faço é o da pedagogia, pois a maioria das pessoas conhece os nomes, mas não sabe identificar as plantas. E, às vezes, levam para casa algumas amostras para testar.

2 comentários:

  1. Não costumo tirar muitas ervas daninhas mas aconteceu-me isso no outro dia; arranquei uma erva de São Roberto. Ao arrancá-la, um forte aroma libertou-se e pensei que deveria ser uma erva especial. E era ... soube uns dias depois tratar-se da erva de São Roberto. O melhor mesmo é deixar a natureza fluir no seu curso e interferir o menos possível ":O)

    ResponderEliminar
  2. ,,,,este ano fui alertada por essa erva que me encheu a " relva" andei a arranca-la pois era fácil, agora soube que é São Roberto, recordei esse nome tão prenunciado pela minha avó, acho que era utilizada não sei para quê! vou deixa~la ficar também, pois gosto de ervas!


    ResponderEliminar