sábado, 2 de abril de 2011

O habitat da scilla peruviana no Algarve






Esta bela flores surgem aqui no Algarve, nesta altura do ano. Têm como habitat favorito os terrenos calcários do barrocal algarvio, sob as sombras das oliveiras e alfarrobeiras, e os lados dos muros em pedras voltados a Norte, e conseguem formar grandes colónias em terrenos abandonados. Durante o período do ano mais quente, as plantas secam e o bolbo entra em repouso até às primeiras chuvas que, por aqui, acontecem normalmente após o Verão. Quando são cultivadas em jardins, há que ter em atenção as condições naturais em que crescem, por outras palavras, terras alcalinas pobres, com boa drenagem, sombra e ausência total de regas no Verão, de forma a evitar o apodrecimento do bolbo. Mais uma vez temos aqui uma nossa bela planta muito apreciada além fronteiras, e que por cá não tem merecido a devida atenção.   

2 comentários:

  1. Your garden is looking beautiful! And I like what you did with all the tiles just beautiful! Have a good Sunday....Julian

    ResponderEliminar
  2. Que sitio magnifico! Não sabia que esta planta crescia em grupos tão grandes. Estava habituado a vê-la isolada e sinceramente nunca me tinha chamado muito à atenção. Agora que já tenho essas dicas de como cultiva-la vou ver se arranjo uns bolbos um dia destes, mas acho que nunca as vi à venda..

    ResponderEliminar