sexta-feira, 11 de março de 2011

Glicínia em flor na Catita



Na cozinha da Casa Catita existem duas janelas. Uma está voltada a Nascente onde existe um pequeno pomar de laranjeiras em flor, e a outra está voltada a Sul, próxima desta glicínia em plena floração. Ao abrir as janelas esta manhã, foi como se as plantas tivessem entrado, tal era o aroma perfumado e adocicado que imediatamente senti. Que pena estar sozinho naquela altura e não poder partilhar este momento... Talvez aproveite para, se o tempo permitir, organizar um almoço no jardim. Fica aqui a fotografia, e vocês "imaginam" o aroma. Bom fim de semana!

6 comentários:

  1. Meu caro José Júlio.
    Por pouco não precedia na postagen do começo da abertura das flores da minha glicínia. Estão um tanto mais atrazadas. O curioso é que as minhas, aparecem primeiro sem qualquer folhagem e, depois aparecem outras acompanhadas das respetivas folhas.
    Aprecio o seu perfume e as sua cores. Além disso são um alimento muito apreciado pelas abelhas, pelas quais nutro muita simpatia. Um abraço. João

    ResponderEliminar
  2. Já? A minha está muito atrasada ainda...
    :-(

    ResponderEliminar
  3. Pois é, por aqui se vê..o Algarve tem Primavera mais cedo do qualquer outro sitio:) Adoro as Glicínias, é uma daquelas plantas que transforma qualquer lugar num jardim. Quero ver se compro uma quando voltar para Portugal, sei que não são muito baratas...mas valem a pena!

    ResponderEliminar
  4. Ola Zé, isso era fantastico:) gostaria muito de tentar cria-las a partir de semente. Sei produzem uma especie de vagem mas n sabia que era possivel ter dai uma planta nova. Por exemplo ha alguns hibridos estéreis, pensei que fosse esse o caso. Em Relação às tulipas, segundo o que tenho aprendido aqui na Alemanha é possivel cria-las com suçesso em Portugal, se se escolher Tulipas-especies ou seja, não os Hibridos Holandeses complrtamente alterados e cheios de truques e virus para crescerem em situções muito particulares e sobretudo pq as Tulipas que chegam aos mercados fora da Holanda são muitas vezes selecionadas para dar apenas flor uma vez e depois desaparecer. Os bolbos recebem um tratamento de calor que faz com que o bolbo depois de florir se multiplique em varios bolbos muito pequenos e defeitosos. Segundo o que me disseram, não ha nenhuma razão para que a tulipa não cresça vigorosa em Portugal( excepto talvez nas nossas zonas de clima 10: Lisboa, Costa Oeste a sul e Algarve)são neçessarios dias de geada para despertar do estado de reposo de Inverno. As Tulipas crescem muito bem em trás-os Montes e beira interior por exemplo, onde ha um clima continental tipico que elas tanto apreciam. não esquecer que a tulipa é um genero do medio Oriente e Mediterraneo. Em breve vou escrever um post Sobre a Tulipa no nosso país:)

    ResponderEliminar
  5. James, a minha Glicínia que comprei o ano passado em flor deu duas vagens. Parece uma vagem de Favas. Estão ainda na árvore e muito duras. Posso oferecer-te uma para experimentares. Eu tento germinar a outra por cá.
    Quando voltas para Portugal??

    ResponderEliminar
  6. Meus amigos, já há alguns anos que vivo no Algarve e nunca pensei que seria capaz de estar muito tempo longe do local onde sempre vivi rodeado de grandes e belos jardins e seus palácios. Hoje e depois de muito viajar cheguei à conclusão que todo o que procurava estava aqui no Algarve. Só tenho alguma dificuldade em lidar com o turismo de Verão, mas, como não sou obrigado a lidar com a confusão, e conhecendo bem esta região, encontro sempre formas de contornar as multidões. Há sempre algures por aqui um pedaço de paraíso só para mim... gosto desta sensação de encantamento que sinto, ao ter uma Primavera de seis meses com uma natureza generosamente bela, gosto da simplicidade deste reino aromático dos Algarves. Tenho 40 anos e não me vejo a viver longe disto...

    ResponderEliminar