sexta-feira, 24 de junho de 2011

Perfumes da Provença






Há algum tempo que me deixei encantar pela região da Provença, em França, especialmente pelos seus extensos campos de alfazema. Numa das visitas, aprendi a fazer estas pequenas pinhas (ou "corações de alfazema", como são conhecidos por lá), usando a flor. Desde logo, pensei plantar algumas plantas, das variedades Lavandula angustifolia ou L. officinalis, as mais utilizadas na indústria da perfumaria e óleos essenciais. São variedades que, nesta altura do ano, produzem flores bastante aromáticas e que me fornecem a matéria prima necessária. Acho que pode ser uma excelente ideia como presente!
Por razões climáticas, consigo ter plantas maiores e mais perfumadas na região de Sintra, do que aqui, no Algarve. A este facto não será estranha a zona na qual são produzidas em França, habitualmente acima dos 800 metros de altitude.

16 comentários:

  1. Olá Zé, adoro o seu canteiro de alfazemas...ja tentei plantar algumas vezes mas nunca tive plantas muito boas, acabam por morrer e dão muito tronco e pouca flor. Tem algum conselho especial para o seu cultivo? Muito interessante também essas pinhas que faz com as flores...parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Olá James!
    Não sei se tenho algum conselho a dar, mas eu não tenho tido problemas especiais, sobretudo em relação a esta variedade, que tenho plantada em Sintra. No Algarve não parece resultar tão bem, mas mesmo assim tenho muita floração, e todas as estacas que costumo plantar não morrem. Será água a mais? As minhas são mantidas praticamente só com a água da chuva, e a terra onde forma plantadas, é uma terra pobre, até. Talvez se fizer uma poda (eu faço no início do Outono) um pouco mais radical possa dar origem a um arbusto mais denso. Bom fim de semana e obrigado pelas suas visitas

    ResponderEliminar
  3. Nossa, lindíssima e perfumada idéia. Aqui em casa não há espaço, plantamos apenas em vasos, acredito que plantas assim só se dão bem plantadas diretamente no chão...

    ResponderEliminar
  4. Boa dia Alessandra! Obrigado pelos seus comentários, sempre simpáticos. Em relação à alfazema, pode tentar plantar num vaso bem grande, mas se viver numa zona com muita humidade vai ter mais dificuldade em conseguir manter a planta. Esta flor, e a intensidade do seu aroma, está sempre associada a um clima seco e quente. Teria todo o prazer em enviar-lhe algumas estacas para plantar, se não fosse a distância... Bom domingo!

    ResponderEliminar
  5. Olá Zé Júlio
    Que óptima ideia essa de mostrar com se fazem os "corações de alfazema". Há já alguns anos que os tento reproduzir, pois tinha-os visto em Grasse e achei a ideia original, mas nunca consegui,tal proeza. Vou seguir a par e passo as suas indicações e tentar novamente.

    Uma vez que vivo no Norte e numa zona muito húmida, para conseguir que a alfazema vingasse tive que corrigir o solo,acrescentando-lhe areia e cascalho e procurar um local virado a sul.Resultou!
    Boa semana
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  6. Fico feliz por saber que posso ajudar...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Zé Júlio!

    Conheci o seu blog já há alguns meses, desde então venho acompanhando com prazer as suas atividades, todas elas muitíssimo interessantes.
    Acho lindo o seu modo de vida, tão simples, tão ao natural. Parabéns!

    Por favor, sobre o cultivo das lindas e perfumadas alfazemas, se puderes elucidar uma dúvida que tenho, ficaria muito, muito grata... é sobre qual a altura mais adequada para a poda, se antes antes das ramificações, ou depois delas... qual a altura mais adequada, para que a planta se renove em seu esplendor... Possuo apenas um pé dessa planta, e gostaria de mantê-la sempre saudável.

    Muito obrigada, tenha um ótimo domingo

    ResponderEliminar
  9. Olá Dóris!

    Obrigado pelo comentário que deixou sobre este blog.
    Em relação às suas dúvidas, a poda deve ser feita após a floração, o que varia muito. No caso desta variedade da mensagem, só costumo fazer a poda em Setembro e normalmente consiste em reduzir o tamanho do arbusto para metade, tendo sempre o cuidado de deixar pequenos ramos com folhas e rebentos. Muitos dos ramos cortados, volto a plantá-los pois esta planta pega muito bem de estaca. Mais lá para Setembro irei publicar uma mensagem sobre este tema.

    Uma boa semana e volte sempre

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada, Zé Júlio!

    Suas informações são sempre muito valiosas, farei confome a indicação. Estarei no aguardo das novas publicações.

    Reitero minhas congratulações, acompanhar suas atividades é uma rotina adorável, de grande satisfação, tanto quanto a que se tem quando se acompanha os passos de um amigo ou parente muito querido.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Zé Julio,
    Boa Noite,
    Muito prazer, sou Cristina Marini do Brasil, cidade de São Carlos estado de SP.
    Muito lindo seu blog, transmite muita paz em meio a natureza e é muito interessante seu modo de viver, imagino que você tendo suas atividades da forma que você gosta em meio a natureza, nunca se sentiu trabalhando e sim todos os dias é de imenso prazer exercer suas atividades.
    Amo alfazemas ou lavanda como chamamos aqui, quero tirar uma dúvida com você, tenho uma espirradeira vermelha (ou oleandro) em meu jardim, ela está na calçada mas o terreno tem um declinio e os galhos estão voltados todos para o mesmo lado, pela internet pesquisei como podá-la, com muita insegurança fiz a poda conforme as informações que tive, podei esta planta no final da florada, apesar de que tinha algumas flores no dia 21 de agosto que inclusive era lua minguante, segundo dizem que a seiva das plantas nessa lua fica toda concentrada na raiz, facilitando assim a cicatrização, incrível que não soltou aquela seiva leitosa, realmente a natureza é muito sábia.
    Segundo informação era para podar nas 3 folhas e 1/3 de cada galho, assim eu fiz, quando terminei a poda observei que estavam todos os galhos respeitando o formato do arbusto, mas não sobrou nenhuma folha, na hora me empolguei e nem percebi.
    Estou preocupada, será que ela vai brotar novamente, o que devo usar para aduba-la.
    Se você puder me orientar te agradeço muito pois estou muito insegura e preocupada quanto a esta poda que fiz.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Aguardo retorno.
    Grande Abraço!

    Cris Marini

    ResponderEliminar
  12. Olá Cris,

    Obrigado pelos comentários deixados no Blog, é sempre bom recebê-los.
    Em relação à poda que fez no loendro, não tenha receio. A planta é muito resistente a podas. Durante as próximas semanas vão surgir pequenos rebentos abaixo do corte que fez, o seu loendro vai ficar mais ramificado e irá produzir mais flor na próxima época. Se quiser, pode fazer estacas com mais ou menos 30cm de comprimento e plantá-las, deixando apenas uma ou duas folhas de fora, mantendo a terra húmida, e facilmente criam raiz.
    Espero ter respondido às suas dúvidas.

    Abraços de Portugal

    ResponderEliminar
  13. Olá Zé Júlio,
    Boa Noite, obrigada pela atenção em responder minha dúvida, você sempre gentil com seus seguidores. Me ajudou muito pois me sinto mais segura agora com a poda que fiz, e quanto ao adubo ou fertilizantes, o que posso usar tanto no loendro e também em outras plantas?
    Vejo que todas as suas plantas são muito saudáveis, que tipo de adubo ou fertilizante você usa para que elas fiquem tão vistosas e tão floridas?
    Quanto as estacas, eu fiz sim e no ano passado fiz uma poda de limpeza e também aproveitei as estacas, só que consegui produzir deixando enraizar na água, até que deu certo.
    Obrigada pela atenção.

    Abraços do Brasil

    Cris Marini

    ResponderEliminar
  14. Olá Cristina,

    Não precisa de usar fertilizante nos loendros. Uma característica dos meus jardins, passa por usar plantas adaptadas ao clima e ao solo existente, reduzindo, assim, a manutenção necessária e o número de regas necessárias no Verão. Com o início das chuvas, no final de Setembro, tenho o hábito de espalhar composto orgânico. Em alguns casos, faço alguns buracos à volta das árvores onde enterro as folhas das mesmas, que são ricas em nutrientes de que essa árvore precisa. Neste caso, funciona como composto. Tenho um post de 18 de Setembro 2010 sobre o assunto.

    Votos de uma boa semana e abraços portugueses
    (zejuliomachado@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  15. Olá Zé Júlio,
    Novamente agradeço a mais esta informação que para mim é muito valiosa.
    Obrigada pela atenção e tenha uma excelente semana cheia de novas realizações em seus projetos.
    Ah... depois que conheci seu blog, sempre que observo e admiro um jardim decorado, com certeza lembro de você, o prazer e a paixão que você desenvolve este trabalho.
    Tenha uma ótima semana!!!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar